O contribuinte que não entregou o imposto de renda dentro do prazo, já pode fazer o download da versão para esse fim. O download está disponível no site da Receita Federal
Quem não entregou a declaração até o dia 31 de maio, agora precisa atualizar o programa do Imposto de Renda no computador ou baixá-lo, caso ainda não tenha feito isso. Se optar pela entrega por celular ou tablet, também precisa atualizar o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Lembrando que, pelo atraso, o contribuinte paga multa. O valor mínimo é de R$ 165,74, mas pode chegar a 20% do imposto devido.
Lembrando que a penalidade vale mesmo para quem tem imposto a restituir. Se enviar a declaração agora e não pagar a multa em 30 dias, o valor será descontado da restituição com os acréscimos legais pelo novo atraso.
Este ano, a Receita Federal recebeu um recorde de 41.151.515 declarações de Imposto de Renda dentro do prazo, 1,6 milhão acima do esperado.
Não acertar as contas com o Fisco, além de multa, pode causar transtorno para o contribuinte. Quem não entrega e não paga a multa, fica com o CPF irregular e a situação impede, por exemplo, financiamentos e a pessoa também fica impossibilitada de tirar o passaporte, entre outras restrições.
Com informações Rádio 2