plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour
Pular para o conteúdo

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

23 de julho de 2024 - 02:24

Programa auxilia condutores a vencerem o medo de dirigir

Inês é a idealizadora do projeto / Acervo

Reportagem especial do programa Tá Na Rua, que vai ao ar nesta quarta, às 21h30 na Rede Educativa, aborda como atua o Vencendo o Medo de Dirigir, projeto do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS). 

A iniciativa auxilia condutores que, apesar de possuírem carteira de motorista, enfrentam uma batalha interna para se aventurarem ao volante. Ao longo de duas décadas, o programa “Vencendo o Medo de Dirigir” já impactou positivamente a vida de mais de 20 mil pessoas no Estado.

“Cada pessoa é diferente da outra. Uns no primeiro momento já estão prontos para sair na direção e dar continuidade neste processo, mas tem outros que precisam de mais ajuda.” Essas são as palavras de Inês Pereira, a mente por trás do programa 

Priscila e Marie apresentam o Tá Na Rua. (Foto: Divulgação)

O medo de dirigir é uma preocupação que afeta a confiança das pessoas em transitar nas estradas, limitando sua independência. A maioria dos participantes do programa do Detran é composta por mulheres determinadas a superar esse medo e ter a sensação de controle nas ruas movimentadas da cidade.

Rosana enfrentou o medo de dirigir depois de precisar a socorrer a mãe o padrasto.(Foto: Divulgação)

“Temos que acreditar e ir lá que vai dar tudo certo, não deixar que o pensamento ruim tome conta da sua cabeça.”, explica a secretária Rosana Balbuena, refletindo a essência do programa.

Compreendendo que a jornada para superar o medo exige coragem,a iniciativa oferece uma variedade de atividades, desde reuniões até práticas veiculares acompanhadas por instrutores.

Dentre as várias etapas do programa, estão as sessões de terapia em grupo, onde os participantes podem compartilhar seus medos e progressos.  A Chefe da Divisão de Educação, Glaucimara Hova, destaca: “São vários passos para que ela tenha êxito.” Essas etapas não apenas abordam as questões psicológicas existentes, mas também fornecem informações importantes sobre direção defensiva e legislação de trânsito.

“Nós fazemos aqui a acolhida, explicando como vão ser as etapas, deixando os momentos agradáveis para essas pessoas se sentirem acolhidas, se sentirem encorajadas a superar essas barreiras,” acrescenta a Diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo, ressaltando a importância do apoio emocional no processo.

Confira tudo no Tá Na Rua, que vai ao ar nesta quarta (30 de agosto), às 21h30, na Rede Educativa, canal 4.1, no nosso Youtube ou ao vivo, aqui mesmo no Portal da Educativa.

Texto: Biel Gill

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *