26 de abril de 2024 - 00:31

Prefeito de Shimanto, cidade do ecoturismo no Japão, visita Bonito para troca de experiências

Bonito (MS) recebeu neste final de semana a visita do prefeito da cidade japonesa de Shimanto, localizada na província de Kochi. Também uma potência do ecoturismo em seu país, a cidade, assim como o município sul-mato-grossense, tem cerca de 30 mil habitantes e é famosa por suas belezas naturais.  Masahiro Nakahira desembarcou em solo bonitense no domingo (6) e destacou interesse na forma como o turismo é administrado na região.

O prefeito japonês foi recebido pelo prefeito de Bonito, Odilson Soares e destacou seu interesse na aproximação dos municípios, na condição de “cidade irmã”

O prefeito japonês foi recebido pelo chefe do Executivo de Bonito, Odilson Soares e destacou seu interesse na aproximação dos municípios, na condição de “cidade irmã”. O título tem valor simbólico, mas objetiva estreitar os laços entre as duas, criando uma união que seja positiva para ambas, tanto no sentido econômico, como cultural ou social.

Um exemplo disso é a intenção dos japoneses em construir um hospital na região,  que vem sendo cultivada há mais de seis anos pela comunidade oriental em Mato Grosso do Sul. O Hospital do Pantanal, como ficou conhecido durante apresentação do projeto, deve ser construído em Guia Lopes da Laguna, onde a pedra fundamental já foi lançada oficialmente em 29 de abril de 2011.

Ainda não existe um cálculo exato sobre o valor do investimento, mas informações preliminares falam entre R$ 30 e R$ 50 milhões. O projeto inclui um complexo hospitalar e um SPA, que além dos recursos tecnológicos mais avançados da Medicina utilizará ensinamentos da ciência oriental e produtos da flora abundantes em território pantaneiro. O hospital é projetado para ser um modelo mundial e deve atender também o SUS.

Duas instituições superiores, a universidades japonesa de Kochi e a brasileira UFMS, firmaram parceria para o desenvolvimento técnico e científico do projeto. Os recursos para a obra serão captados junto a fundos e bancos públicos e privados.

A delegação de Shimanto, também  formada por médicos, visitará outros municípios, incluindo Campo Grande, onde manterá contatos com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para tratar de assuntos relacionados à exportação de tecnologia médica japonesa para o Brasil. A partir da parceria com a UFMS o objetivo é trabalhar também em conjunto com outras universidades de Mato Grosso do Sul.

Masahiro Nakahira ainda convidou o prefeito de Bonito para retribuir a visita e conhecer um pouco do funcionamento da cidade japonesa. “A troca de experiencias, ainda mais com culturas tão diferentes da nossa, com certeza são enriquecedoras e muito positivas para o município. O prefeito de Shimanto demonstrou interesse na forma como administramos o turismo e nós também temos muito o que apreender com eles. Com certeza essa é uma semente que vale ser cultivada”, destacou Odilson.