26 de abril de 2024 - 08:50

Prefeito de Jardim se reúne com governador e pede regionalização de hospital

O prefeito de Jardim (MS) Guilherme Monteiro participou de uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja nesta segunda-feira (27) onde discutiu investimentos para o município e solicitou a regionalização do hospital Marechal Rondon, para atender a demanda da região sudoeste do Estado.

Acompanhado de vereadores e do pai, o Deputado Federal licenciado e secretário estadual de Fazenda, Márcio Monteiro, Guilherme entregou ao chefe do Executivo Estadual uma lista de solicitações que incluem a pavimentação asfáltica e saneamento básico em 12 bairros da cidade, alargamento, patrolamento e cascalhamento da estrada vicinal do km 13, na rodovia BR 060, construção da ponte do córrego Guardinha e implantação do Curso Superior de Direito na UEMS de Jardim-MS, também com o objetivo de atender os estudantes locais e da região.

Sobre a proposta de regionalização do hospital Marechal Rondon, o prefeito defendeu que entende o clamor da população por hospital que a atenda Jardim e também as cidades próximas, como Bela Vista, Nioaque, Bonito, Porto Murtinho, Caracol e Guia Lopes da Laguna, mas é preciso manter ‘os pés no chão’ e não fazer investimentos exorbitantes em uma nova obra, sendo que é possível melhorar a já existente.

“Não adianta investirmos rios de dinheiro em uma nova estrutura, sendo que podemos melhorar e equipar a estrutura que já temos do Hospital Marechal Rondon”, reforçou.

Atualmente o Hospital Marechal Rondon atende uma média mensal de 3,5 mil consultas ambulatoriais e 160 internações de clínica geral, obstetrícia, pediatria e cirurgia. “Com a regionalização, podemos aumentar essa média consideravelmente. E o que é o mais importante, melhorar a qualidade do atendimento e as condições de trabalho para os médicos, enfermeiros, técnicos”.

A regionalização da saúde é uma das metas do governado do Estado e foi reforçada por Azambuja durante encontro com gestores na última semana. Ele defendeu a pactuação regional da saúde entre o Estado e os municípios para otimizar recursos financeiros e reestruturar a rede de atendimento à população com planejamento e eficiência.

“Estamos equipando os polos regionais, com mais leitos e aparelhos para exames complexos, e fazendo parcerias com a rede hospitalar, mas é preciso avançarmos mais, por isso estamos aqui abrindo esse diálogo com os prefeitos para definirmos qual a melhor política pública para a saúde”, disse o governador.