26 de abril de 2024 - 21:40

Portal da transparência de Bonito recebe nota 8,10 no ranking estadual

O Portal da Transparência foi criado para aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado em seu município, estado e país, ajudando na fiscalização desses poderes. Anualmente esses canais são avaliados e recebem uma Nota Técnica atribuída que se refere à transparência ativa, que são as informações de interesse geral ou coletivo disponibilizadas independentemente de solicitações, salvo aquelas cuja confidencialidade esteja prevista por lei.

Em Mato Grosso do Sul essa avaliação é feita Rede de Controle de Gestão Pública do Estado, que na última semana divulgou as notas de cada município. A Capital do Ecoturismo, Bonito, atingiu nota 8,10. O resultado mostra uma evolução em relação aos ano anteriores, quando em 2015 (1ª avaliação) foi avaliado em 5,60 e 4,80 em 2016 (o pior resultado), subindo para 5,50, no terceiro levantamento, realizado também no ano passado. Em 2017 os dados foram levantados no período de 6 a 11 de novembro.

Segundo o prefeito do Municipio, Odilson Soares, o resultado mostra que a atual gestão está no caminho certo. “Esse resultado premia os esforços que fizemos no primeiro ano de mandato para mostrar à população como os recursos da prefeitura são utilizados, mas, vamos melhorar até alcançar a nota 10, possivelmente no próximo ano”, finalizou.

Mato Grosso do Sul

Pelo segundo ano consecutivo o Portal da Transparência do Governo do Estado recebe nota 10 em avaliação realizada pela Rede de Controle. De acordo com o levantamento, de 2015 – início da gestão do governador Reinaldo Azambuja –até este ano, o índice estadual de transparência apresentou uma evolução de 714%.

A Rede de Controle da Gestão Pública de MS é formada por 16 instituições, entre elas: Advocacia Geral da União; Controladoria Geral da União; Ministério Público Estadual; Polícia Federal e Tribunal de Contas da União. A metodologia utilizada pela Rede na avaliação é aprovada pela Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos (Encla).

Com informações do Portal do MS