Esta quarta-feira, será o dia mais quente em todo o Estado. Em 12 das principais cidades de Mato Grosso do Sul, incluindo a Capital, os termômetros devem marcar 41°C. O pico de calor vai atingir todas as regiões. No meio do dia as temperaturas podem chegar até a 42°C, segundo a meteorologia.
De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão é de céu claro a parcialmente nublado sem expectativa de chuva. Umidade relativa do ar baixa em todas as regiões, em níveis críticos, podendo cair para 10% no meio da tarde.
A onda de calor, provocada por um anticiclone estacionado em toda a região central do país, perdura até o dia 11 de outubro. No mês de setembro, segundo dados do Cemtec-MS e da Embrapa, as temperaturas recordes foram registradas no dia 15 em Coxim, com 42,9 ºC, Rio Brilhante, 42,5°C, e Campo Grande, com 39,8°C. Rio Brilhante não registrava calor tão forte desde 2013. No dia 16, Ivinhema registrou 40°C, a maior temperatura no município desde 2016.
Para esta quarta-feira, a previsão é de temperaturas máximas de 41°C em Campo Grande, Corumbá, Miranda, Aquidauana, Sonora, Coxim, Chapadão do Sul, Paranaíba, Água Clara, Três Lagoas, Porto Murtinho e Jardim. Em Bataguassu e Dourados faz 39°C e, em Sete Quedas, 37°C. Confira no mapa a previsão do tempo para todas as regiões do Estado. futuras.