1 de maio de 2024 - 17:32

Pedro Guilherme Garcia Góes e seu Mato Grosso do Sangue ocupam a Cadeira do DJ

Pedro Guilherme e Paulo Góes conversam com Gilson e Celito Espíndola. (foto: Daniel Rockenbach)

Na última segunda (29), o artista visual Pedro Guilherme Garcia Góes e seu irmão, o músico Paulo Góes ocuparam a Cadeira do DJ com Gilson e Celito Espíndola para falar de seus trabalhos e da exposição Mato Grosso do Sangue organizada pela curadora do espaço artístico da FERTEL, Ana Rita Moraes.

Natural de Coxim, Pedro Guilherme é muralista, pintor, escultor e já arriscou até na música executando a percussão no disco do irmão, Paulo Góes, e seu grupo, o “Aruera”. Seu trabalho estará em exposição no espaço para mostras da FERTEL, a partir de terça (30), 19:30, quando será realizada uma vernissage com a presença do artista e com música ao vivo do irmão, Paulo Góes. A exposição Mato Grosso do Sangue tem curadoria de Ana Rita Moraes e vai até o dia 27 de novembro.

Com pinturas baseadas na arte Terena e Kadiwéu nas representações de seus peixes, Pedro busca referenciar a história dos 40 anos do estado, sua identidade e diversidade. Através da representação de peixes típicos da nossa região como o Dourado e o Pintado de Aquidauana e Miranda, o Pacu do Pantanal e a Piraputanga de Bonito, entre outros, Pedro traz um novo olhar nas telas sobre a natureza do Mato Grosso do Sul ao marcar os peixes com uma arte com linhas Terena e Kadiwéu. Sobre a representação, Pedro comenta: “É preciso que o artista retrate sua região, de onde veio. Um artista que não reflete o seu mundo perde sua relevância cultural.”

Pedro e Paulo com o CD do grupo “Aruera”. (foto: Daniel Rockenbach)

Paulo Góes contou aos apresentadores sobre sua visão da música regional e seu trabalho com os amigos e o grupo que ele ajudou a criar, o “Aruera”. Sobre a banda, Paulo conta: “Gravamos o CD em 2005 em Campo Grande com a participação de amigos da música e a colaboração de grandes artistas na criação do projeto, isso sem contar a participação do Pedro na percussão, essa eu deixo por último.”, brinca o músico. Paulo tocará suas músicas durante a vernissage da exposição de terça, algo que evidencia o orgulho do trabalho entre os irmãos.

Mas não é só de arte, música e exposição que a conversa abrangeu, Pedro Guilherme contou em primeira mão que em breve o programa “Tudo é Arte” começa a ser exibido pela TVE Cultura. O programa inicialmente foi produzido para a operadora Net pela TV Conceito e era apresentado por Pedro que sempre trazia alguém do mundo artístico para apresentar o trabalho. “No começo eram só amigos das artes plásticas mas com o tempo ampliamos os horizontes e começamos a trazer mais amigos da música e outras artes.”, conta Pedro que chegou até a entrevistar integrantes do “Grupo Acaba” em um dos programas. Com a expectativa de programas novos no futuro, ainda não foi possível precisar uma data de estreia na grade da TVE Cultura mas a expectativa é de definição para as próximas semanas.

Sintonize – Apresentado por Gilson e Celito Espíndola, o programa Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11:30h, na Educativa 104.7 FM podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio). Siga o programa nas redes sociais: facebook / instagram