A comercialização dos autotestes para Covid-19 já começou. E o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul faz um alerta para que a população procure os estabelecimentos adequados para comprar esses produtos. Para evitar a aquisição de produtos falsificados, irregulares e de origem duvidosa, o consumidor deve adquirir os produtos apenas em estabelecimentos licenciados pelo órgão de vigilância sanitária local para comércio de artigos médicos e ortopédicos. Consulte aqui se a farmácia ou drogaria encontra-se autorizada pela Anvisa.
É importante ressaltar ainda o cuidado com o comércio virtual. A Anvisa orienta que “apenas sites de comércio eletrônico que pertencem a farmácias e estabelecimentos de saúde autorizados e licenciados pelos órgãos de vigilância sanitária podem vender esses produtos. A venda de autotestes para Covid-19 por meio de redes sociais e plataformas virtuais de e-commerce é considerada irregular. Os produtos falsificados não têm nenhuma garantia de funcionamento ou de segurança para o consumidor. Para saber se o autoteste tem registro, consulte a lista de produtos para autoteste de Covid-19 aprovados pela Anvisa aqui.
O CRF/MS orienta ainda que ao adquirir o autoteste, a pessoa tire todas as dúvidas sobre como realizar o exame com o farmacêutico, para evitar qualquer erro na realização do exame, bem como verificar o dia para realização do exame de acordo com o início dos sintomas. Caso o resultado dê positivo é preciso refazer o exame em um laboratório de análises clínicas ou farmácia (sendo realizada por um farmacêutico), para comprovação e ainda para questões trabalhistas.
Caso você identifique alguma possível irregularidade no comércio de autotestes, entre em contato com o CRF/MS, que o Conselho fará o encaminhamento da denúncia as entidades responsáveis.
E-mail: ouvidoria@crfms.org.br
(67) 3325-8068 ou Cel/WhatsApp: (67) 99985-0185
Confira mais na reportagem de Maristela Cantadori: