26 de abril de 2024 - 19:21

Panorama MS: Pedagoga diz que escola deve evitar “demonização” de quem pratica bullyng

Campo Grande (MS) – A pedagoga Daniela Gil, uma das entrevistadas do programa Panorama MS, da TVE Cultura MS, disse que a escola deve ter uma atenção para o problema de bullyng, tanto nesse período de volta às aulas quanto no decorrer do ano letivo. Segundo ela, vários fatores devem ser considerados, o contexto da violência e a motivação de quem pratica e o impacto aos que sofrem o bullyng. “Não podemos perder de vista sobre quem sofre e sobre aqueles que praticam para entender que se a brincadeira não agrada o outro não pode ser considerada brincadeira”.

Para a pedagoga, é um erro condenar quem pratica sem conhecer a motivação, porque por trás do bullyng pode existir outro problema. “A escola não pode demonizar quem pratica”, alertou a pedagoga Daniela Gil. “Justiça não é vingança”.

Daniela Gil disse que os professores são preparados para observar e identificar algum problema em relação ao bullyng, já que o comportamento de quem sofre algum abuso ou violência de colegas de escola adota um comportamento retraído, geralmente fica pelos cantos, no fundo da sala e tenta evitar ser chamado para atividade oral em classe.

Para enfrentar a violência nas escolas, a pedagoga lembra que sé preciso o envolvimento de toda a comunidade escolar e atenção dos pais no controle de celular e computador utilizados pelo filho, fazendo uma vigilância que não precisa ser ostensiva para que a criança ou o adolescente não se sinta cerceado da liberdade.

O Panorama desta quarta-feira abordou a volta às aulas entrevistando também Talita Martins, mestre em Saúde, Educação e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e diretora da Educação Infantil da Escola Harmonia. Talita Martins e Daniela Gil responderam também perguntas dos telespectadores sobre a preparação para o acolhimento dos alunos que vão à escola pela primeira vez e recomendaram reforçar no entendimento das crianças que na escola encontrarão várias pessoas, que elas são diferentes fisicamente e muitas vezes na forma de agir, mas todos têm os mesmos direitos, de estudar e brincar.

O que é bullyng

Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, físicos ou verbais, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.

Foto: Beatriz Rieger