Mato Grosso do Sul tem, hoje, a segunda maior população indígena do Brasil, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): são mais de 73 mil pessoas das etnias guarani (kaiowá, mbya e ñhandeva), terena, kadiwéu, guató, ofayé, kinikinau e atikum. Famílias inteiras descendentes dos habitantes nativos do Brasil e que, com o passar dos séculos, conviveram com a falta de acesso a direitos básicos e serviços diversos.
Nesta terça-feira (27), o Panorama MS discute as políticas públicas para a população indígena. Para desenvolver o tema, os apresentadores Luana Rodrigues e Carlos Filho (o Professor Carlão) recebem em estúdio na TVE Cultura Silvana Terena, subsecretária de Políticas Públicas para a População Indígena de Mato Grosso do Sul, e Maristela Faria Frihling, coordenadora-adjunta das Conferências de Saúde Indígena.
Na semana passada, Mato Grosso do Sul se tornou o segundo Estado do país a elaborar um plano de trabalho visando ao atendimento de políticas públicas para populações indígenas, atrás apenas do Maranhão. Fruto de trabalho que se estendeu ao longo de dois anos, o documento foi aprovado por lideranças de comunidades e entregue ao governador Reinaldo Azambuja. Agora, segue para a Assembleia Legislativa, onde deve ser convertido em lei e estabelecer prioridades de investimentos para os povos indígenas abrangendo áreas como Educação, Geração de Emprego e Renda, Saúde e Proteção à Mulher, entre outros temas.
Na parte cultural, o Panorama MS ainda traz dicas e novidades da sétima arte com Clayton Sales, no quadro O Assunto É Cinema.
O Panorama MS reúne especialistas para discutirem temas de relevância local e nacional, reservando ainda espaço para a arte e cultura do Estado. A atração é produzida por Heloísa Mandetta (diretora de Redação do Jornalismo da emissora), Kárita Francisco e Yara Martins, contando ainda com reportagens de Daniela Benante, Elza Recalde e Helton Davis e edição de Zilda Vieira e do Professor Carlão.
O programa vai ao ar às terças e quintas-feiras, a partir das 12h, na TVE Cultura e também pelo Portal da Educativa (na aba Assista a TV e pelo Link Ao Vivo do site e na fan page da rede social Facebook).