plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 23:50

Panorama aborda os cuidados com pacientes que enfrentam o Alzheimer

Programa que vai ao ar na TVE Cultura e pelo Portal da Educativa discute formas de ajudar no dia a dia de quem tem a doença neurodegenerativa

Panorama discute os cuidados com os pacientes que enfrentam o Alzheimer. (Imagem: TV Cultura/Adaptação)
Panorama discute os cuidados com os pacientes que enfrentam o Alzheimer. (Imagem: TV Cultura/Adaptação)

O Panorama desta terça-feira (8) trata dos cuidados a serem tomados com os pacientes que sofrem com Alzheimer. Forma mais comum de demência neurodegenerativa –que destrói os neurônios– nas pessoas de mais idade, a doença é alvo de constantes estudos e avanços que visam a retardar seus avanços e oferecer maior qualidade de vida aos pacientes e, também, familiares e amigos.

O Alzheimer começa quando o processamento de algumas proteínas do SNC (Sistema Nervoso Central) começa a falhar. Fragmentos desses materiais, tóxicos, danificam os neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o cortex, que processa linguagem, raciocínio, reconhecimento sensorial e o pensamento abstrato, entre outros aspectos.

Os sintomas mais frequentes, conforme informações do Ministério da Saúde, envolvem a falta de memória para acontecimentos recentes, repetições de perguntas, dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos e também para falar, irritabilidade, agressividade e uma tendência ao isolamento.

Hoje, o Alzheimer não tem cura. Os cuidados envolvem o retardamento de seu avanço e da sobrevida dos pacientes, bem como dar mais conforto às pessoas atingidas pela doença. Entre as recomendações a quem convive com uma pessoa que tem a doença, está o uso de um diário para anotar a evolução dos sintomas –melhora ou piora da memória, habilidade com os afazeres domésticos, a convivência e outros.

Produção do Jornalismo da TV Cultura de São Paulo e retransmitido por emissoras parceiras de todo o país, o Panorama é apresentado por Andresa Boni e visa a reunir especialistas para, em meio a reportagens, analisarem temas de relevância nacional e internacional. O programa vai ao ar na TVE Cultura de segunda a sexta-feira, a partir das 11h30 (com reprise às 2h), podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa –na aba Assista a TV e no Link Ao Vivo do site ou pela fan page da rede social Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *