29 de abril de 2024 - 03:26

“Pai” da Gibiteca, Guerreiro avalia importância da leitura

Entrevistado na manhã desta segunda-feira (27 de março) no Programa Rádio Livre, da 104,7 FM Educativa, o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) explicou sua trajetória em diferentes projetos de incentivo e difusão da leitura e cultura e sua atuação parlamentar na Capital.

Guerreiro idealizou há mais de vinte anos a Gibiteca, espaço referência em ações de incentivo à leitura na Capital. Conta com um dos maiores acervos de histórias em quadrinhos do Brasil, com mais de 20 mil exemplares.

Durante o bate papo com Joel Silva e Eva Regina, Ronilço Guerreiro explicou como começou seu envolvimento com os gibis. Morador de área vulnerável na região Norte de Campo Grande, ele conta que brincava, com outras crianças, em um morro próximo a um lixão, escorregando com papelões. Foi quando encontrou seu primeiro gibi: Zé Carioca, já sem a capa. “Aí começou minha paixão por ler os quadrinhos”.

Com o tempo, já trabalhando no Hotel Campo Grande, no Centro, Guerreiro coletava e organizava os gibis deixados na recepção pelos turistas e hóspedes, colecionando as publicações. “Um amigo me contou sobre uma gibiteca em Curitiba. Viajei para conhecer e busquei ajuda para fazer aqui. O não eu já tinha, então lutei pelo sim. E tive apoio de embaixadas para começar”.

A participação em um programa de TV – O Esquenta – tornou seu projeto conhecido nacionalmente. E com mais apoio, conseguiu ampliar acervo, criar a Gibicicleta, que percorre a Capital e criar pontos de trocas de livros nos sete terminais de ônibus da Capital, que já alcançaram o número de 200 mil doações.

Atividade parlamentar

Em seu primeiro mandato como parlamentar na Câmara de Campo Grande, Ronilço Guerreiro avalia a atuação na Casa de Lei. Um trabalho, segundo ele, que depende muito da fiscalização das ações do Executivo, tanto de forma presencial quanto nas planilhas de despesas e de arrecadação.

Como exemplo de ação parlamentar Guerreiro usa o Centro de Belas Artes. Obra que alcançou 87% de conclusão, foi depredada e vandalizada antes de ser finalizada por falta de articulação entre a empresa responsável e a Prefeitura na época.

A reforma teve de recomeçar, com novos percalços, mas caminha para ser finalizada. “Visito toda semana. Estamos acompanhando. É uma obra importante para a cultura e turismo. Meta é ter também um centro de convenções”, explica o vereador.

O parlamentar defendeu ainda mudanças no transporte público para torná-lo mais eficaz, confortável e acessível a todos. Ronilço Guerreiro defende tarifa social para os ônibus de Campo Grande, reavaliação de planilhas de gestão e revisão da forma de concessão do contrato.

Projeto novo

Ao fim da entrevista Ronilço Guerreiro anunciou um novo projeto: a criação da Biblioteca de Rua (Espaço Multiuso), entre as Ruas Juiz de Fora, Frutuoso Barbosa e Sacramento, no Jardim Seminário. Por meio de emendas e apoios, contará com livros e gibis para troca e leitura no local.

Confira tudo no Rádio Livre desta segunda-feira (27 de março):