3 de maio de 2024 - 02:57

Os avanços administrativos do município de Ponta Porã estiveram em foco no Bom Dia Campo Grande

Investimentos no assentamento Itamaratí, projetos na área da saúde e a infra-estrutura de Ponta Porã foram abordados no programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa. Para falar sobre a administração da cidade, desenvolvimento e desafios da gestão atual, foi convidado o prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo.

“ A cidade comporta o maior assentamento do país: o Itamaratí, que tem uma população de 17 mil habitantes. A prefeitura compra um milhão e 900 mil reais da agricultura familiar produzida na região para a merenda escolar, e nossa meta é ampliar esse valor para beneficiarmos os pequenos produtores rurais”, afirmou Peluffo.

Além do município priorizar o fomento da agricultura familiar , o prefeito garantiu que os alimentos produzidos pelo setor “são orgânicos e de qualidade”. Peluffo informou que Ponta Porã recebeu quatro conjuntos, com a expectativa de ganhar mais dois, de equipamentos agrícolas para serem distribuídos aos produtores.

Na área da saúde, de acordo com o prefeito, estão sendo implementados dois programas: “Saúde Mais Próxima de Você”, que objetiva levar atendimento médico a todos os bairros da cidade, e “Oftalmologia Zero”, que busca “zerar todas as cirurgias oftalmológicas”, justifica Peluffo.

Quanto à infra-estrutura dos bairros, o gestor lançou o projeto “Asfalto Associativo”. A ideia é financiar a cobertura asfáltica com metade dos recursos provenientes do poder público, e a outra metade dos moradores (IPTU).

“Estamos com as finanças equilibradas. Ponta Porã é um local hospitaleiro, seguro e tranquilo, com 106 anos de história. Quem for visitar nossa cidade pode ainda passear e fazer compras em Pedro Juan Caballero, no Paraguai”, finalizou Hélio Peluffo.

Ponta Porã – Fica na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, fazendo divisa com Pedro Juan Caballero (Paraguai). O símbolo do município é uma cuia de chimarrão e outra de tereré, representando duas culturas que se unem em uma só.

A cidade está à 324 km de Campo Grande, agregando uma população de mais de 88 mil habitantes. A região possui uma boa rede hoteleira, tanto do lado brasileiro quanto do paraguaio. A economia de Ponta Porã é voltada para a agricultura e pecuária. Os principais produtos da lavoura são soja, trigo e milho.

A origem do nome Ponta Porã está ligada às culturas guarani, espanhola e portuguesa. Na região de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero é costume falar o “Portunhol”,  já que os moradores do local se comunicam em português e espanhol. Existe também o termo “Guaraportunhol”, para aqueles que se comunicam em guaraní, português e espanhol.

Sintonize o Bom Dia Campo Grande. O programa vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 7h00 às 8h00, na FM 104.7 e também no portal da educativa. Produção: Rose Rodrigues. Apresentação: Anderson Barão, Bosco Martins e Diana Gaúna.