Onça que fugiu duas vezes do Cras tem história contada em curta-metragem

Resgatada ainda filhote, uma onça pintada fugiu por duas vezes do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Campo Grande e ocupou, entre o fim de 2010 e o início de 2011, o noticiário regional. A fujona mostrava ali sua vontade de vivenciar a liberdade. Mas como deve ter sido, para o animal, passar por essa situação?

Uma interpretação dessa história será exibida nesta terça-feira (11), no Sesc Cultura, em Campo Grande. Com 20 minutos, o curta-metragem “Fujona em busca da liberdade” reconstrói os fatos, mas sob o ponto de vista da onça-pintada. Baseiam o roteiro reportagens de veículos de comunicação que, entre outubro de 2010 e fevereiro de 2011 noticiaram as duas fugas –a TVE Cultura, TV Morena e a TV MS colaboraram com a produção cedendo imagens.

Equipe que atuou na produção de "Fujona"
Equipe que atuou na produção de “Fujona”

A onça foi resgatada na região de Água Clara e trazida para o Cras. Por duas vezes, conseguiu escapar e se tornou notícia. Na narrativa, a câmera mostra na tela a perspectiva da onça, para permitir ao público vivenciar seus sentimentos e a busca da liberdade para aquele que é o maior felino das Américas: a onça-pintada, presente no imaginário popular, em mitos e lendas, símbolo de força que, mesmo assim, está ameaçada de extinção. Permitir uma reflexão sobre a relação entre o ser humano com a natureza e os animais está entre os objetivos de “Fujona em busca da liberdade”.

Equipes do Cras e Imasul ajudaram na produção do curta-metragem "Fujona em busca da liberdade"
Equipes do Cras e Imasul ajudaram na produção do curta-metragem “Fujona em busca da liberdade”

O curta tem roteiro e direção da jornalista Lu Bigatão Rios, sendo produzido com o apoio do FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais) de Campo Grande e apoio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e do Cras, que forneceram os espaços e técnicos para contar a história da Fujona. “Fujona” ainda contou com o trabalho de Rosiney Bigatão, Carlos Diehl, Fabrício Boges, Tatiana Varela, Fernanda Kunzler, Claudiney Pecois, Venise Paschoal e Marcelo Oliveira e da DOPE Áudio Design.

Lu Bigatão Rios, diretora e roteirista de "Fujona em busca da liberdade"
Lu Bigatão Rios, diretora e roteirista de “Fujona em busca da liberdade”

O lançamento de “Fujona” acontece nesta terça-feira, a partir das 19h30, no Sesc Cultura (avenida Afonso Pena, 2.270, Centro). A entrada é franca.

Ficha técnica:
Fujona em busca da liberdade
Direção e roteiro: Lu Bigatão Rios
Co-roteirista: Rosiney Bigatão