1 de maio de 2024 - 07:37

O Assunto é Cinema embarca no Submarino Amarelo

Foto: Divulgação

Clayton Sales convida os ouvintes a embarcarem no Submarino Amarelo com os Beatles no Assunto é Cinema de hoje (20/07). A animação “The Yellow Submarine” de 1968 comemora 50 anos com vários clássicos do quarteto de Liverpool. Dirigido por George Dunning, o longa conta como o prefeito de Pepperland pede ajuda aos Beatles depois de ver a cidade tomada pelos Blue Meanies, criaturas malvadas que não suportam música. A aventura começa quando o prefeito de Pepperland manda o velho marinheiro Fred a Liverpool buscar a ajuda dos Beatles que então dirigem um submarino amarelo até Pepperland para enfrentar os Blue Meanies. As músicas da trilha se confundem com as do álbum de mesmo nome e ainda contam com alguns arranjos temáticos compostos pelos membros da banda.

Outro aniversariante da semana é o filme “O Cliente” de Joel Schumacher baseado no bestseller homônimo de John Grisham. Na trama um menino corre risco de vida depois de acidentalmente descobrir informação vital sobre a morte de um político. Ele conta apenas com a ajuda de uma advogada que tenta protegê-lo da máfia e do FBI. Protagonizado por Susan Sarandon e Tommy Lee Jones o longa ganhou o Bafta de melhor atriz para Sarandon em um dos seus papeis mais marcantes. A trilha composta por Howard Shore mantém a tensão durante toda a projeção em mais um belo trabalho do compositor.

As homenagens do dia ficam para os escritores Ernest Hemingway e Fernando Morais. O norte-americano Hemingway é figura conhecida do público do cinema tendo sua obra adaptada inúmeras vezes com clássicos como “O Velho e o Mar” e “Por quem os sinos dobram”. Seus livros foram protagonizados nas telas por grandes atores como Gregory Peck e Gary Cooper. O próprio Hemingway foi personagem de algumas cinebiografias como é o caso de “No amor e na guerra” dirigida por Richard Attenborough baseada no livro homônimo escrito por Henry S. Villard.

Fernando Morais é um jornalista, biógrafo, político e escritor brasileiro que também marcou seu nome no cinema com as adaptações das biografias “Olga” e “Chatô, o Rei do Brasil” além do romance histórico “Corações Sujos”. A cinebiografia “Olga” de Jayme Monjardim conta a história de Olga Benário (Camila Morgado), uma jovem militante comunista alemã, de origem judaica, e que se envolveu com o partido comunista no Brasil. Já “Chatô” dirigido por Guilherme Fontes conta a história de Assis Chateaubriand, um dos homens mais influentes na história brasileira do século XX. “Corações Sujos” de Vicente Amorim reconstitui a mais sangrenta página da história da imigração japonesa, a aventura da Shindo Renmei e sua vingança contra os corações sujos, assim chamados os japoneses acusados de trair sua pátria por “acreditarem” na derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial.

Sintonize – Apresentado por Clayton Sales, o programa O Assunto é Cinema traz a trilha sonora da sétima arte para as ondas do rádio, e vai ao ar às terças e sextas-feiras, a partir das 10h30, na FM 104.7 Educativa, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa.