28 de abril de 2024 - 00:00

No Dia do Trabalhador, Governo do Estado parabeniza servidores públicos pelo empenho diário

A data de hoje, 1º de maio, é dedicada anualmente aos trabalhadores para enfatizar a importância da força do trabalho para a economia e o desenvolvimento de municípios, estados e países.

Ainda que os servidores públicos comemorem o seu dia em 28 de outubro, toda a categoria deve ser parabenizada pela dedicação diária na manutenção dos serviços públicos do Estado, afinal, de acordo com o dicionário, trabalho é o ‘conjunto das atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito’.

Mesmo em período de desafios, o Governo do Estado segue empenhado para assegurar avanços aos servidores públicos, que são os responsáveis por prestar serviços de excelência em favor da população sul-mato-grossense.

Neste contexto, podemos destacar um dos pilares da administração: a política de Gestão de Pessoal, que garantiu a modernização das carreiras, por meio de estudos que possibilitaram a muitas classes revisarem seus Planos de Cargos e Carreiras – avanços estes que contemplaram professores, servidores da área da saúde, Polícia Civil e Administrativos da Secretaria de Estado de Fazenda, entre outras.

Além disso, a correção das distorções funcionais e salariais também tem pautado melhorias e ajustes no sistema de remuneração e nos critérios de desenvolvimento funcional, conquista esta, atribuída a alguns segmentos do funcionalismo, porém, sempre integrada às constantes análises e estudos para ampliação às demais carreiras.

No último ano também foram concedidas aproximadamente 3.570 promoções a servidores de diferentes categorias, entre elas, das áreas da saúde e educação, além de progressões funcionais que atendem todo o funcionalismo.

“Esses avanços foram possíveis graças a uma gestão austera, responsável e focada no constante aprimoramento de carreiras, competências e objetivos institucionais, todos alinhados e visando a melhoria da Governança e Gestão Públicas”, avalia a titular da Secretaria de Administração e Desburocratização, Ana Nardes.

A gestora elenca ainda, iniciativas que estão pautadas na reivindicação de entidades sindicais, como a manutenção do abano salarial e os adicionais de função pagos a mais de 3.400 servidores da saúde, medida que também contemplará os servidores do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Detran.

“A força de trabalho do servidor público estadual somada à estratégia e atuação institucional da Administração Pública tem permitido elevar Mato Grosso do Sul ao patamar de um Estado pujante e em desenvolvimento”, complementa Ana Nardes.

Outra política de valorização que merece destaque é a manutenção dos pagamentos do funcionalismo público prioritariamente até o quinto dia útil do mês. E neste mês, para comemorarmos juntos esta data tão especial que é o Dia do Trabalhador, o salário referente a folha de abril já está disponível para saque.

Ana Gaúna, SAD