29 de abril de 2024 - 00:39

Nioaque debate saúde da mulher com participantes de programas sociais em alusão ao Outubro Rosa

Durante a última semana a Prefeitura de Nioaque, através da Secretaria de Saúde e o Programa Estadual Vale Renda, realizaram diversas atividades alusivas a Campanha Outubro Rosa, que objetiva combate o câncer de mama.

Foto: Prefeitura de Nioaque

As ações foram feitas para ampliar e estimular a população no controle do câncer de mama, com reuniões e palestras nos bairros Santa Amélia e Jockey Club, ministradas pela Enfermeiras Nayara e Miriam Byanka.

MS lidera o ranking de incidência de câncer de mama a cada 100 mil habitantes entre os estados da região Centro-Oeste e aparece em 6º na classificação nacional. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Estado apresenta uma taxa estimada de 65,23 casos para cada 100 mil habitantes,  ficando atrás apenas de estados populosos, como Rio de Janeiro (91,25), Rio Grande do Sul (90,20), São Paulo (69,70).

O câncer de mama é o segundo mais frequente entre as mulheres do Estado, ficado atrás apenas do câncer de pele. Para o biênio 2016-2017, a estimativa do Inca é que sejam detectados 820 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul.