26 de abril de 2024 - 03:49

Na Cadeira do DJ com o jornalista e compositor Gilvandro Filho

Na Cadeira do DJ recebe o jornalista e compositor pernambucano, Gilvandro Filho. (foto: divulgação)

O programa Na Cadeira do DJ desta quarta-feira (23/12) a partir das 10:30 na Educativa 104.7 recebe o jornalista e compositor Gilvandro Filho, diretamente de Recife. Celito Espíndola conduz a entrevista produzida e apresentada por Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach.

Pernambucano do Recife e de Olinda, como costuma se definir, Gilvandro Filho é jornalista e compositor/letrista por vocação e prazer.  Sua longa trajetória no jornalismo se destaca no Jornal do Commercio em Pernambuco, onde atuou nas editorias de política, primeira página, informática, economia e na gerência executiva do portal JC Online. Pela atuação no jornal, Gilvandro Filho venceu três Prêmios Esso de Jornalismo, uma das mais tradicionais premiações da área no Brasil.

Gilvandro ainda atuou no Jornal o Globo, Jornal do Brasil e foi chefe regional da Revista Veja, além de fazer o comentário político na TV Globo Nordeste.

Como assessor de imprensa, atuou em várias campanhas políticas desde 1982 até hoje, além de uma passagem na Secretaria de Imprensa do Governo de Pernambuco na gestão Eduardo Campos, e na Secom do Cabo de Santo Agostinho, como secretário titular.

Na música Gilvandro Filho participou de vários festivais de música estudantis nos anos 1970 e 1980 chegando a ser premiado em alguns deles. Deu um tempo nos anos 1990 por causa do jornalismo, atividade que passou a ser a sua profissão, ficando a música em um segundo plano. Gilvandro só voltaria a escrever letras de música em 2004 quando ingressou nos grupos “Clube Caiubi de Compositores” e “M-Música”, ambos de forte atuação na internet.

Foi pela internet que Gilvandro firmou a maioria de suas parcerias, o número já passa de 40, no Brasil e no exterior, formando um acervo que já ultrapassa 400 músicas. Entre os amigos e parceiros estão Tavito, Luhli, Gilson Espíndola (MS), Ziza Padilha (PA), Apá Silvino (CE), Sonekka (SP), Iso Fischer (PR), Tato Fischer (SP), Márcio Policastro (SP), Marianna Leporace (RJ), Edinho Queirós, Marcelo Melo / Quinteto Violado, Mozar Syqueira, Zeh Rocha e Adriana B. Isso sem esquecer Claudia Giulietti, italiana de Asti, Torino, uma de suas parceiras e amigas fora do país.

A internet facilita o contato de Gilvandro com os parceiros musicais mas presencialmente poucos já se encontraram com o autor, caso de Gilson Espíndola que Gilvandro veio a conhecer oito anos depois da primeira composição juntos quando participaram do Fenac em 2016 em São Tomé das Letras em Minas Gerais. Na ocasião a dupla se classificou com a canção “Carta ao pai”, uma das músicas do DVD de Gilson lançado em 2020. O DVD ainda conta com outras quatro canções da dupla, incluindo a faixa título, “Dois caminhos”.

Gilvandro Filho ainda possui dois trabalhos autorais: os CDs “Piano, Verso e Viola” (2014), parceria com a cearense Apá Silvino, que canta acompanhada do piano do maestro Adelson Viana; e “Mulheres Que Me (en)Cantam” (2020), reunindo 15 cantoras relendo suas obras.

Na literatura Gilvandro tem dois livros publicados: “Bodas de Frevo” (1998, Ed.Cepe), sobre a obra do Quinteto Violado, grupo musical do qual virou compositor, 20 anos depois; e “Onde está meu filho?”, sobre o drama da família do desaparecido político olindense Fernando Santa Cruz (1984, Ed. Paz e Terra e reedição ampliada em 2013, Ed Cepe). Entre os projetos futuros estão o volume 2 de “Mulheres Que Me (en)Cantam”, com 15 novas faixas com cantoras pernambucanas e de vários estados; e o livro “Letra de Música”, com letras musicadas ao longo de 42 anos.

Foto em destaque: Divulgação.

Sintonize – Apresentado por Celito Espíndola e com produção de Gilson Espíndola e Daniel Rockenbach, Na Cadeira do DJ vai ao ar às segundas e quartas-feiras, das 10h30 às 12h, na Educativa 104.7 FM, podendo ser acompanhado também pelo Portal da Educativa (na aba Ouvir a Rádio) ou em formato podcast no Spotify e demais agregadores. O programa Na Cadeira do DJ também está no facebook e no instagram.