plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 07:27

Na Cadeira do DJ aborda a homossexualidade no meio acadêmico

A homossexualidade representada na trajetória de oito professores universitários, da UFMS /Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), tematiza o documentário “Eu não ando só”. O filme, que será lançado nesta terça-feira (27/02), às 19h, no anfiteatro da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS, foi o assunto da entrevista de estúdio do programa Na Cadeira do DJ, da 104.7 FM Educativa.

A diretora do documentário, Mara Silvestre, e o professor Guilherme Passamani falaram sobre a iniciativa de contar a história de alguns docentes da UFMS, que assumiram a homessexualidade.

“Neste momento muito difícil do país, com uma onda conservadora, existem alguns trabalhos de resistência aos discursos que querem criminalizar a diferença. No meio universitário ela é silenciada. A orientação sexual não é um impedimento, existem outras possibilidades, outros modelos de desejo, que permitem uma vivência plena. É um momento de ódio e violência no quesito gênero e sexualidade”, argumenta Guilherme, um dos professores retratados no filme.

Para a produtora cultural Mara Silvestre, o documentário não busca esgotar as possibilidades de representação das questões de gênero e sexualidade, mas fomentar um debate com a comunidade sobre identidade de gênero, sexualidade e carreira docente no ensino superior.

“Sou uma mulher de luta, sou empreendedora, em nosso trabalho e vida cotidiana temos que nos posicionar. Já com os gays e transgêneros essa luta, essa afirmação e posicionamento é uma batalha dobrada. Fiz o filme com oito pessoas que têm domínio intelectual para debater tópicos como raça, garra, sensibilidade, entre outras questões”, pontuou.

A trajetória de cada professor é contada em depoimentos que abordam a educação, a política, o afeto, a discriminação, a família, a carreira, o desejo, a identidade, entre outros assuntos que formam as diferentes experiências de vida das pessoas retratadas. “Os desafios em torno da visibilidade da homossexualidade ainda são grandes em nossa sociedade”, acentuou Mara.

Serviço – Na Cadeira do DJ. Programa da 104.7 FM Educativa, transmitido às segundas e quartas-feiras, a partir das 10h30. Produção e apresentação: Celito e Gilson Espíndola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *