26 de abril de 2024 - 14:55

Municípios da região sudoeste de MS recebem curso de capacitação em Defesa Civil

Foto: PMB

Os municípios de Bonito, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda e Nioaque estão investido na capacitação de profissionais para atuar na formação, estruturação e operacionalização de coordenadorias municipais de proteção e Defesa Civil, dentro das premissas estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). O curso, que acontece em Bonito,  teve início na segunda-feira (23) e será encerrado na sexta-feira (27).

Com 31 alunos inscritos, o Programa de Capacitação em Defesa Civil da Secretaria de Governo do Estado é realizado por intermédio da CEDEC (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), tendo como coordenador o coronel BM Isaias Ferreira Bittencourt e sob responsabilidade do gerente de Ensino, coronel BM João Alves Calixto.

O curso também pretende habilitar os participantes para que orientem os seus municípios na obtenção de recursos destinados a obras preventivas de desastres, incluindo ainda matérias do Curso de Capacitação de Agente Voluntário em Técnica de Combate a Incêndio Florestal e faz parte de uma formação continuada da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/MS) em parceria ONU/PNUD e CENAD/MI, já tendo sido realizado nos polos de Nova Andradina, Naviraí, Bataguassu e Eldorado.

Todo material didático e equipamentos utilizados são fornecidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Por ocasião do curso os organizadores entregam para cada prefeitura participante uma barraca modular desmontável confeccionada c/LAM de PVC reforçado, cor bege/cinza medindo 5,50 x 4,60 x 2,50 com estrutura metálica (barraca modelo da ONU), para utilização pela Defesa Civil local.

A equipe é formada pelos instrutores: cel. BM João Alves Calixto, TC BM Fabio Santo Coelho Catarineli, major BM João Sidney Penrabel, Sargento PM Luiz Roberto Penrabel e sargento BM Lyderson Oursley Francisco.