26 de abril de 2024 - 16:30

MS aumenta controle de movimentação de animais com destino ao abate

Bovinos no corredor de abate de frigorífico em Mato Grosso do Sul (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)Bovinos no corredor de abate de frigorífico em Mato Grosso do Sul (Foto: Anderson Viegas/G1 MS)

Para realizar um controle efetivo das movimentações de animais com destino ao abate em Mato Grosso do Sul, a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) vai implantar no seu principal sistema de informação, o E-Saniagro, um módulo de confirmação de entrada destes rebanhos nos frigoríficos.

Os dados deste módulo deverão ser confirmados com os da Guia de Trânsito Animal (e-GTA), pelos serviços de inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) e Federal (SIF), nos frigoríficos. Neste módulo deverá ser confirmado o recebimento, recebimento parcial, ausência total de recebimento ou de animais recusados.

O sistema de confirmação de recebimento de animais será operado pelos colaboradores previamente cadastrados e vinculados ao SIM, SIE ou SIF.

Segundo o calendário pré estabelecido pela portaria publicada nesta sexta-feira (27), no Diário Oficial do estado, entre os dias 2 e 15 de maio vai ocorrer o cadastramento dos colaboradores que vão operar o novo módulo. No dia 16 começa a operacionalização no sistema E-Saniagro.

Em 2017, segundo dados da Pesquisa Trimestral de Abates do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso do Sul se manteve como o segundo do pais em número de abates, com o 3,436 milhões de cabeças.

FONTE: g1.globo.com