26 de abril de 2024 - 07:39

Moradores da comunidade Cidade de Deus recebem chave da casa própria

A entrega das dez novas unidades habitacionais no residencial José Teruel Filho, na sexta-feira (1), em Campo Grande, foi marcada por muita emoção e realização para as famílias que sonhavam há anos pela conquista da casa própria.

O novo empreendimento é do Governo do Estado, por meio da Agehab (Agência de Habitação Popular), em parceria com a Agência Municipal de Habitação de Assuntos Fundiários (Amhasf).

Para a diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani Lopez, a entrega das casas para as famílias da antiga comunidade “Cidade de Deus”, é uma data muito importante para o Governo do Estado.

Carlos Alberto de Assis, o secretário de Infraestrutura, Renato Marcílio, e a presidente da Agehab, Maria do Carmo Avenzani, falam da alegria em realizar o sonho da casa própria a mais famílias da Capital

“Tem uma simbologia muito forte para nós do Governo do Estado a data de hoje. Vamos atender 100% o compromisso com as famílias do José Teruel e com o Canguru. Cada vez que nós, da Agência Popular de Habitação e da Secretaria de Infraestrutura entregamos uma casa, a gente sente que estamos cumprindo a nossa missão. A missão que o nosso governador Reinaldo Azambuja deixou para nós”.

Durante as entregas, Roni Leão, presidente da Associação de Moradores do Residencial José Teruel Filho I e II, ficou emocionado enquanto agradecia o desempenho da Agehab e da Amhasf.

“Primeiramente quero agradecer a Deus por proporcionar esse momento, ao Governo do Estado e a Prefeitura. Hoje estão tornando o sonho da casa própria em realidade, tirando as pessoas que viviam em estado de vulnerabilidade, na Cidade de Deus. Esse sonho não é só do povo, é meu também, vi meus filhos sofrendo morando em barraco”.

Felicidade maior ainda foi para a Retielle, 27 anos, mãe de quatro filhos, que recebeu a chave da casa própria no dia do seu aniversário. “Foram muitos anos esperando pela casa própria e hoje ela chegou. A sensação é incrível, nunca mais vou esquecer desse dia tão importante”.

Adriana dos Anjos comemora com os filhos a casa própria

Adriana dos Anjos, de 28 anos, é cadeirante e mora com o marido e mais três filhos, um que também é cadeirante. Ela ficou muito contente com a realização do sonho, após oito anos de espera. “Antes era muito pequeno o local que eu morava, era muito difícil, ainda mais eu que sou cadeirante. Hoje eu acredito que vai mudar tudo”.

Renato Marcílio, secretário de Infraestrutura e representou o governador Reinaldo Azambuja no evento. “É um prazer enorme fazer uma entrega dessas, a gente vem aqui e vê a situação das pessoas, a condição de moradia e para onde estão indo. Uma entrega dessa no meu primeiro dia como secretário, foi um presente e uma honra”. O diretor-presidente da AGEMS (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul), Carlos Alberto de Assis, também participou da solenidade de entrega das unidades. Ele acompanhou, junto com a presidente da Agehab, o início do projeto.

Apesar dos contratempos durante as obras, ver essas casas sendo entregues é de uma satisfação muito grande para o Estado e o município. “É uma honra, uma alegria imensa estar com vocês hoje. Podendo entregar essas casas que vocês esperam há tanto tempo. Nós acompanhamos a luta de cada um de vocês desde o início. É Estado e município juntos, buscando o mesmo objetivo de atender as famílias no que elas mais precisam e necessitam”, disse diretora-presidente da Agência Municipal de Habitação de Assuntos Fundiários (Amhasf), Maria Helena Bughi.

Thalysson Pereira, Agehab