plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

27 de abril de 2024 - 00:48

Governo lança Plano Estadual de Enfrentamento ao Aedes Aegypti

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul oficializou nesta quinta-feira (7) as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti elaboradas através do Plano Estadual de Combate ao Vetor. A apresentação do Plano contou com a presença do ministro da saúde Marcelo Castro, juntamente ao governador do estado de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e o secretário de estado de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares,

O Plano oficializa os trabalhos direcionados especificamente para o combate ao Aedes Aegypti nos 79 municípios do Estado definindo ações de fiscalização e monitoramento, aperfeiçoando os trabalhos realizados pelos agentes de endemias e comuitários das cidades. Para o governdor Reinaldo Azambuja, o plano intensifica a luta engajada para exterminar o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, Chikungunya e Vírus Zika, e reforça a convocação para a participação intensiva da sociedade nos trabalhos.

“Começamos uma luta que não é apenas de governos, são ações que precisam da participação da sociedade, pois apenas desta maneira conseguiremos resultados efetivos no combate ao mosquito. Cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão nas residencias, por isso trata-se de um trabalho de conscientização. Nosso principal objetivo é o engajamento de todos nesta campanha de enfrentamento e com certeza conseguiremos esta vitória”, destacou o governador.

Lançamento da Campanha Guerra contra o Mosquito

Com a criação do Plano Estadual de Combate ao Vetor, um Conselho Estadual de Enfrentamento foi desenvolvido, com a participação de 27 instituições parceiras entre elas, Ministério Público Estadual, Exército Brasileiro, Marinha, Polícia Militar, Tribunal de Justiça entre outras, que auxiliarão nos trabalhos do Plano Estadual. De acordo com o secretario de estado de saúde Nelson Tavares, o Plano atuará em eixos prioritários para que a execução das ações tenha resultados efetivos nos municípios.

“Nosso plano consiste em debater três eixos, sendo eles, a eficiência da visita do agente de endemias, que conta com o auxilio da Sala de Situação e o pagamento de produtividade à cada agente. As ações de bloqueio, que dependerão principalmente da atuação dos agentes e por ultimo, as mudanças de paradigmas. Com o registro de casos do víus Zika além das notificações por dengue e chikungunya , é primordial que possamos debater novas experiências que atinjam de melhor forma o vetor da doença, reduzindo assim os numeros de casos”, disse o secretário.

Plano Nacional de Combate ao Aedes Aegypti

O ministro da saúde Marcelo Castro reforçou durante a sua visita a Mato Grosso do Sul as estratégias para o enfrentamento ao mosquito Aedes Ageypti, mediante ao cenário de notificações de doenças como a dengue, chikungunya e o virus zika. Durante o evento na governadoria, o ministro falou sobre o atual cenario do vetor no país e como estão sendo trabalhadas as ações de controle através do Plano Nacional de Combate ao Aedes Aegypti.

Para o ministro, houve uma tolerância ao mosquito e hoje com o surgimento de casos do vírus Zika é imprescindível o trabalho unificado para o combate ao vetor.

“Fomos muito tolerantes com o mosquito da dengue e isto foi um erro fatal. O nosso apelo é mobilizar toda a sociedade brasileira declarando o mosquito Aedes Aegypti como inimigo numero 1 da população. Com o registro de casos de dengue, chikungunya, chegou ao Brasil em maio os primeiros registros de virus Zika, transmitido pelo Aedes Aegypti. Nossa preocupação se tornou as gestantes por identificarmos a relação de casos de microcefalia em fetos nos ultimos meses como causa da infecção pelo vírus Zika”, afirmou o ministro.

De acordo com o ministro, os trabalhos do ministério pelo Plano Nacional estão direcionados ao estudo de vacinas através das redes de pesquisas, juntamente a mobilização tanto dos estados, municípios e sociedade para combater o mosquito. “Não há outro caminho, mobilizaremos os agentes de endemias para que alcancemos até 31 de dezembro deste ano todos os domicilios do Brasil”, reforçou o ministro.                                                                       Fotos:Chico Ribeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *