8 de maio de 2024 - 07:40

Médica Rosana Leite já comanda as ações nacionais de enfrentamento à Covid-19

A médica Rosana Leite foi nomeada nesta quinta-feira como secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde. Ela deixa a diretoria do Hospital Regional de Campo Grande após um ano e seis meses à frente da instituição. A Secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 foi criada em maio deste ano incumbida de propor diretrizes nacionais e políticas de saúde para o enfrentamento à doença, mas desde a criação, não teve nenhum titular definido.

O convite para Rosana assumir a secretaria partiu do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas dependia do aval da Casa Civil, o que foi referendado nesta quinta-feira.O nome dela foi aceito no lugar da infectologista Luana Araújo, que chegou a ser anunciada por Queiroga, mas foi vetada.

Ouça informe da repórter Maristela Cantadori

• Rosana Leite é médica cirurgiã de cabeça e pescoço e servidora pública federal desde 2003. No mesmo ano, começou a trabalhar no Hospital Regional e em 2014, começou a atuar como professora do curso de medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Em 6 de novembro de 2019, meses antes do início da pandemia, assumiu a presidência do Regional, que hoje é a de referência para o tratamento da covid-19 no Estado.