Duas personalidades do Mato Grosso do Sul que dedicaram grande parte de sua vida ao Patrimônio Cultural Brasileiro serão homenageadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nas comemorações dos seus 80 anos. Eles receberão a Medalha Mário de Andrade, que resgata a figura do intelectual paulista e autor do anteprojeto de criação da Instituição, criada para homenagear parceiros que vêm contribuindo para o reconhecimento, valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. No Mato Grosso do Sul, dois nomes foram elencados para receber a honraria: Maria Margareth Escobar Ribas Lima e Sebastião de Souza Brandão.
A entrega das medalhas será realizada no próximo dia 15 de dezembro, em cerimônia na Esplanada Ferroviária (sede da AFADEPI – Associação dos Ferroviários, Aposentados, Pensionistas, Demitidos e Idosos) e contará com a presença da ONG Casa da Cultura, da cidade de Três Lagoas, além dos homenageados e outros convidados. Haverá, também, a apresentação cultural da Banda Municipal.
Desde outubro, a Medalha Mário de Andrade vem sendo concedida a diversas personalidades e instituições brasileiras, como agradecimento e reconhecimento oferecido a esses parceiros, por seu notório apoio na promoção e proteção dos bens culturais do Brasil, de modo a garantir sua permanência e usufruto para as gerações atuais e futuras; no incentivo à continuidade dos trabalhos do Iphan; e nas ações que enaltecem e valorizam a riqueza cultural brasileira.
Homenageados
Entre os homenageados com a Medalha Mário de Andrade está Margareth Escobar, antiga servidora do Iphan, que atuou com a identificação do patrimônio cultural no Mato Grosso do Sul e criou diversas parcerias com instituições públicas e privadas para a promoção, proteção e conservação dos mesmos. Atualmente, Margareth é professora titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde participa de projetos de identificação do patrimônio cultural material e imaterial do Mato Grosso do Sul.
Sebastião de Souza Brandão, conhecido como Seu Tião, desenvolve importante trabalho de confecção de Violas de Cocho e transmissão de seus conhecimentos aos jovens pantaneiros. Sebastião recebeu, em 2014, o Prêmio Culturas Populares 2012 – 100 Anos de Mazzaropi – um reconhecimento pelo trabalho realizado na Pérola do Pantanal, enraizando seus ensinamentos, mantendo desta forma, a tradição viva para a população, que tanto aprecia a sua arte.
Mário de Andrade
Intelectual, musicólogo, ensaísta, crítico literário, folclorista e turista aprendiz, Mário de Andrade é um dos principais nomes nas trajetórias de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Não só por sua contribuição formal, simbolizada no texto do anteprojeto de criação do Iphan; nem só por suas produções artísticas de vanguarda, gravadas na história brasileira na Semana de Arte Moderna de 1922 e em obras como O Turista Aprendize Macunaíma; mas também por sua atuação incansável como verdadeiro etnógrafo da cultura nacional. Em suas vivências e andanças, Mário de Andrade olhou e narrou o país com admiração e crítica, buscando compreendê-lo em suas veredas e rios, nas artes, nos ritos e nos gostos de sua gente.