1 de maio de 2024 - 17:58

Medalha Mário de Andrade será entregue a personalidades do Mato Grosso do Sul

Duas personalidades do Mato Grosso do Sul que dedicaram grande parte de sua vida ao Patrimônio Cultural Brasileiro serão homenageadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nas comemorações dos seus 80 anos. Eles receberão a Medalha Mário de Andrade, que resgata a figura do intelectual paulista e autor do anteprojeto de criação da Instituição, criada para homenagear parceiros que vêm contribuindo para o reconhecimento, valorização e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. No Mato Grosso do Sul, dois nomes foram elencados para receber a honraria: Maria Margareth Escobar Ribas Lima e Sebastião de Souza Brandão.

A entrega das medalhas será realizada no próximo dia 15 de dezembro, em cerimônia na Esplanada Ferroviária (sede da AFADEPI – Associação dos Ferroviários, Aposentados, Pensionistas, Demitidos e Idosos) e contará com a presença da ONG Casa da Cultura, da cidade de Três Lagoas, além dos homenageados e outros convidados. Haverá, também, a apresentação cultural da Banda Municipal.

Desde outubro, a Medalha Mário de Andrade vem sendo concedida a diversas personalidades e instituições brasileiras, como agradecimento e reconhecimento oferecido a esses parceiros, por seu notório apoio na promoção e proteção dos bens culturais do Brasil, de modo a garantir sua permanência e usufruto para as gerações atuais e futuras; no incentivo à continuidade dos trabalhos do Iphan; e nas ações que enaltecem e valorizam a riqueza cultural brasileira.

Homenageados

Entre os homenageados com a Medalha Mário de Andrade está Margareth Escobar, antiga servidora do Iphan, que atuou com a identificação do patrimônio cultural no Mato Grosso do Sul e criou diversas parcerias com instituições públicas e privadas para a promoção, proteção e conservação dos mesmos. Atualmente, Margareth é professora titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde participa de projetos de identificação do patrimônio cultural material e imaterial do Mato Grosso do Sul.

Sebastião de Souza Brandão, conhecido como Seu Tião, desenvolve importante trabalho de confecção de Violas de Cocho e transmissão de seus conhecimentos aos jovens pantaneiros. Sebastião recebeu, em 2014, o Prêmio Culturas Populares 2012 – 100 Anos de Mazzaropi – um reconhecimento pelo trabalho realizado na Pérola do Pantanal, enraizando seus ensinamentos, mantendo desta forma, a tradição viva para a população, que tanto aprecia a sua arte.

Mário de Andrade

Intelectual, musicólogo, ensaísta, crítico literário, folclorista e turista aprendiz, Mário de Andrade é um dos principais nomes nas trajetórias de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. Não só por sua contribuição formal, simbolizada no texto do anteprojeto de criação do Iphan; nem só por suas produções artísticas de vanguarda, gravadas na história brasileira na Semana de Arte Moderna de 1922 e em obras como O Turista Aprendize Macunaíma; mas também por sua atuação incansável como verdadeiro etnógrafo da cultura nacional. Em suas vivências e andanças, Mário de Andrade olhou e narrou o país com admiração e crítica, buscando compreendê-lo em suas veredas e rios, nas artes, nos ritos e nos gostos de sua gente.