2 de maio de 2024 - 15:21

Mato Grosso do Sul pode alcançar calorão de 40°C após chuvas

No início desta semana, as perspectivas meteorológicas para Mato Grosso do Sul indicam um aumento nas temperaturas. Apesar disso, nesta segunda-feira (21), ainda são esperadas ocorrências isoladas de chuva, que gradualmente se dissiparão, abrindo caminho para a possibilidade de temperaturas atingirem até 40°C em áreas como Pantanal, Sudoeste e Norte do estado.

A Coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (Cemtec), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Valesca Fernandes, destaca que ao longo de terça-feira até quinta-feira, há previsão de um aumento gradual nas temperaturas, com os termômetros oscilando entre 39°C e 40°C. Segundo a meteorologista, “Nas áreas Sudoeste e Pantaneira, espera-se que as temperaturas mínimas variem de 22°C a 26°C, com máximas alcançando até 40°C”.

A previsão até quinta-feira é de condições climáticas estáveis, caracterizadas por céu ensolarado e variação de nebulosidade em grande parte do estado. Durante essa semana, as temperaturas mínimas devem variar entre 16°C e 22°C, enquanto as máximas podem atingir até 37°C nas regiões Sul e Leste. Em Campo Grande, a expectativa é de mínimas entre 18°C e 24°C, com máximas podendo chegar a 35°C.

Adicionalmente, ao longo da semana, os níveis de umidade devem permanecer baixos, variando entre 10% e 30%. Isso se torna mais notável nas regiões Pantaneira, Sudoeste e Norte do estado.