plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 05:09

Manejo adequado de solo e de água em Microbacias Hidrográficas pode colaborar com redução de queimadas

Quando um trabalho de manejo e conservação de solo e de água, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável em microbacias hidrográficas, é desenvolvido de forma integral a médio e longo prazo pode, certamente, contribuir para redução de queimadas indesejáveis.

O trabalho em microbacias preconiza que o solo deve ser preservado para que cumpra sua função de fornecer nutrientes para as plantas e funcione como um reservatório natural de água.

As plantas absorvem água exclusivamente pelas raízes, por três processos, nessa ordem de volume, fluxo de massa, difusão e interceptação radicular. Os dois primeiros são os principais, porém a água tem que chegar até as raízes. Essas são formas que as plantas absorvem água e nutrientes. Por isso, é importante que o solo armazene água e o lençol freático esteja em nível compatível com as raízes das plantas cultivadas e nativas, para que não haja déficit hídrico por muito tempo para a cobertura vegetal.

As práticas conservacionistas visam diminuir o escorrimento superficial e, por conseguinte, a maior infiltração da água de chuvas. Também visa diminuir a compactação desse solo, aumento da matéria orgânica, melhoria da estrutura do solo, da fertilidade e de sua biota. Também se preocupa com melhoria da cobertura natural, em especial, nas APP’s, Reservas Legais, entorno de nascentes, topos de morros, várzeas, etc.

A combinação de práticas conservacionistas leva naturalmente a elevação do lençol freático, mais águas oriundas de nascentes e a maior capacidade do solo armazenar água. Por conseguinte, plantas que estiverem sobre essas áreas terão mais facilidade de acesso à água. Com isso, no período de seca severa, como a que estamos vivendo nos dias atuais, a vegetação, em especial, as gramíneas estariam menos ressecadas e menos inflamáveis. Além de maior disponibilidade de água para a fauna silvestre e para criações domésticas.

Pagamento de Serviços Ambientais

A Semagro publicou no Diário Oficial, dia 28/09/20, a Resolução Semagro 717 que institui o Programa PSA modalidade Uso Múltiplo Rios Cênicos.

A resolução prevê que a seleção de participantes para o Programa – PSA modalidade Uso Múltiplo Rios Cênicos se dê por meio de chamadas públicas de acordo com regras estabelecidas em editais publicados pela Semagro, e traz algumas condicionantes: estão aptos a concorrer os imóveis rurais devidamente inscritos no CAR (Cadastro Ambiental Rural), sem nenhuma pendência no CADIN Estadual (Cadastro Informativo dos Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais) e que estejam localizados na abrangência do Edital de Seleção Pública.

Esse tipo de política pública, certamente, contribui para a adoção de práticas conservacionistas fundamentais para o desenvolvimento sustentável.

 

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *