26 de abril de 2024 - 05:04

Lojas e atrativos particulares fecham as portas em Bonito

Balneário Municipal (Foto: Arquivo Portal-E)

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul também está tomando as medidas necessárias para evitar o contágio e disseminação do Covid-19. Embora, o município ainda não tenha nenhuma notificação confirmada ou suspeita do coronavírus, desde terça-feira (17) um decreto municipal determinou uma série de medidas a serem adotadas por atrativos turísticos e comércio. O fechamento da Gruta do Lago Azul e do Balneário Municipal, a partir desta quinta-feira (19) é um dos exemplos.

Gruta do Lago Azul (Foto: Arquivo Portal-E)

Os dois atrativos são geridos pelo município e devem permanecer fechados até o dia 8 de abril, ou quando a situação estiver normalizada. Quanto aos atrativos particulares, a recomendação era para que fossem tomadas as medidas de segurança necessárias para o funcionamento. A decisão de fechar ou não, ficou por conta dos proprietários. Até esta sexta-feira (20), pelo menos 20 instituições, ligadas ao turismo nos municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena, informaram o fechamento das atividades – algumas até a primeira quinzena de abril e outras por tempo indeterminado.

O comércio também aderiu à quarentena e até o fechamento desta matéria, mais de 15 lojas, entre vestuário, artigos domésticos, materiais de construção e alimentação, informaram a suspensão dos atendimentos a partir de segunda-feira (23). Várias lanchonetes e restaurantes também optaram por atender apenas pedidos para entrega ou retirada no balcão e as que decidiram manter as portar abertas, alteraram os horários de atendimento para evitar aglomeração de pessoas.

Lista divulgada nas redes sociais pelos lojistas. Outros comércios que ainda não aparecem na lista também já confirmaram fechamento, como Romat Material de Construções, Zap Zen Pizzaria, TransBonito e Ektur, entre outros.

As informações estão sendo divulgadas nas redes sociais dos estabelecimentos. Para quem não conhece a região, ou não sabe exatamente os nomes dos locais em que deseja ir, páginas como ‘Onde ir em Bonito’ no Instagram ou visitbonito.com.br atualizam diariamente as informações de quais atrativos e comércios estão em funcionamento.

Decreto Municipal

A Prefeitura de Bonito anunciou, no final da tarde desta terça-feira (17) o fechamento dos atrativos geridos pelo município – Gruta do Lago Azul e Balneário Municipal – e suspendeu as aulas da Rede Municipal de Ensino, assim como o atendimento nos Centros de Convivência do Idoso e de Assistência Social,  pelo prazo de 20 dias, a contar desta quinta-feira (19). A medida vai de encontro com as recomendações do Ministério da Saúde e demais órgãos responsáveis para evitar a disseminação do coronavírus.

Também fica suspenso o funcionamento do Centro de Multiplo Us (CMU), Ginásio de Esportes e quadras poliesportivas e no Estádio Municipal. Todos os eventos públicos agendados pelos órgãos ou entidades municipais, bem como as concessões de licenças ou alvarás para realização de eventos privados, com público superior a 50 pessoas também serão suspensos.

“As medidas que estamos anunciando foram bastante debatidas e são consideradas essenciais para prevenção ao coronavírus no município, embora não tenhamos até o momento registrado nenhum caso suspeito da doença em Bonito”, afirmou o prefeito o Odilson.

Confira o decreto na íntegra em matéria publicada pelo Portal-E clicando aqui