1 de maio de 2024 - 23:55

Livro reúne crônicas de estudantes da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís

Campo Grande (MS) – Os estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio da Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, de Campo Grande, encerraram as atividades de 2016 da matéria optativa “Leitura, Interpretação e Ação” com a edição do livro “Crônicas de Jovens para Jovens”, escrito para despertar o prazer pela leitura e promover a reflexão acerca de tantos desafios que os jovens enfrentam. “As crônicas desenvolvidas pelos alunos relatam fatos que eles mesmos vivenciaram em sua vida estudantil ou que tomaram conhecimento a partir da família ou amigos”, explica a professora Gleice Maeoca Souza.

A atividade optativa busca instigar no estudante uma nova maneira de descobrir a leitura e a escrita de textos. Para isso, as atividades desenvolvidas em sala refletem o estudante enquanto produtor de suas ideias. “Incentivamos atividades que possibilitem ao aluno a constante integração entre teoria e prática. Ou seja, que oportunizem formação ética, autonomia intelectual, profissional e preparo básico para o exercício da cidadania em diferentes segmentos da sociedade e, principalmente, que estimulem o protagonismo juvenil”, destaca o diretor Paulo Antonio Castaldeli.

Além de participar da criação da capa, Rhayssa contribuiu com quatro crônicas.

Logo que começou a atividade optativa, os estudantes já foram informados de que produziriam um livro de crônicas, com narrativas de uma temática mais juvenil. “Brevemente tomei como inspiração os fatos a minha volta, que rapidamente se alinharam e formaram estes relatos sem que eu precisasse fazer muito esforço. Foi uma experiência incrível”, afirma a estudante Rhayssa Formigoni Bexiga, autora de quatro crônicas do livro. Em “Timeline da Reflexão”, ela fala sobre aceitar as coisas como são e agradecer pelas pessoas que estão a nossa volta ou pelos momentos que vivemos.

Rhayssa também participou do processo de criação da capa do livro e garante que o aprendizado adquirido em todas as etapas deste trabalho nunca será esquecido. “Precisávamos pensar em algo atual, que pudesse chamar a atenção dos jovens. Então decidimos produzir uma capa no estilo Flat Desing, uma tendência 2016, que defende uma interface simples e sem muitos detalhes. Fizemos a tipografia do título ‘Crônicas de Jovens para Jovens’ misturando fontes que imitam a letra cursiva e a de bastão, a fim de trazer o leitor para o ambiente escolar. Adicionamos também um jogo de palavras relacionadas às crônicas feitas pelos alunos, para instigar sua curiosidade”, conta.