plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

6 de maio de 2024 - 00:30

Lila Iké, a nova revelação do Reggae jamaicano, é o destaque do Xaymaca Reggae Educativa FM 104.7

O programa Xaymaca Reggae traz neste domingo, a nova revelação do Reggae jamaicano, Lila Iké, que vive seu melhor momento da carreira e está pronta para conquistar o planeta. Xaymaca Reggae é o seu programa de fim de noite de domingo, das 22h à  meia noite, na Educativa FM 104.7.

Lila Iké, ou Alecia Grey, seu nome de batismo, é uma jovem de 24 anos nascida em Kingston, na Jamaica, considerada o “novo rosto do Reggae” de seu país. Vinda de uma família matriarcal constituída por sua mãe e mais três irmãs, ela começou a publicar músicas no Spotify em 2016, pouco tempo depois de terminar a faculdade de educação em sua cidade natal. Em questão de três anos, a cantora lançou alguns singles relevantes que reverberaram além da ilha jamaicana e fizeram sucesso em solo europeu, agora pronta pra conquistar o mundo.

Lila explicou a origem de seu nome artístico, repleto de significados que remetem à infância e ancestralidade. “Lila é um apelido que me deram quando criança. Parece nome de animal de estimação, mas é uma derivação do meu nome de batismo, Alecia. Já Iké é a abreviação de Ikechukwu, palavra do idioma igbo, falado na Nigéria, e que significa ‘poder de Deus’, ou ‘Deus é poderoso'”, disse ela. “Recentemente, descobri que Lila é lilás em italiano e também significa ‘o desabrochar de uma flor’. As palavras são poderosas e definem o caminho que Deus trilhou para mim”.

Esse “caminho traçado por Deus”, também conhecido como “destino”, não é algo que vem livre de responsabilidades, como lembra Lila. Por isso, nas letras de suas músicas, tanto quanto nos clipes lançados até agora, ela investe pesado nas mensagens, que falam de autoestima, orgulho de seu povo e acreditar nos sonhos. “Sou o exemplo para muitos jovens do meu país, principalmente para as garotas, que não têm muitas oportunidades e se perdem quando novas”, ela enxerga. “Quero incentivar essas pessoas a conseguir concluir seus estudos e continuar a correr atrás de seus ideais”.

Foi o que ela própria fez ao concluir seus estudos na faculdade, pois sabia que, de uma forma ou de outra, seguiria o caminho da música, tão presente em sua vida desde sempre, por influência da mãe, que lhe apresentou o Ska, o Roots Reggae, a Soul Music, o Dancehall e… Celine Dion. Ao crescer, seu gosto musical ganhou tons mais contemporâneos, ouvindo de Rihanna a Protoje. Sendo assim, não há um termo que melhor defina sua música do que ancient future, palavra que define, basicamente, beber na fonte do passado para construir o futuro.

Sobre o seu novo álbum

O titulo do álbum “The Experience”, “experiência: conhecimento ou habilidade em um determinado trabalho ou atividade, que você ganhou por ter realizado esse trabalho ou atividade por um longo tempo. Também é usado para se referir a eventos, conhecimentos e sentimentos passados ​​que compõem a vida de alguém. ou personagem”. (Dicionário Collins)

Desde as primeiras sessões de freestyle sob as asas de seu mentor o cantor jamaicano Protoje, ficou claro que essa jovem senhora está tramando algo especial. Alecia Gray, também conhecida como Lila Iké, viu um aumento estelar nos últimos dois anos, incluindo apresentações solo em grandes festivais europeus como Reggae Jam ou Rototom, e continua esse caminho de grandeza com seu primeiro álbum, The Experience lançado pela gravadora (RCA Records). 

O título sugere o que era sua jornada até agora, na-pratica ‘experiência’ significa uma antiga raiz latina do verbo ‘tentar, arriscar’. Como resultado dessa prontidão para colocá-la toda em sua obra musical, as sete faixas do álbum mergulham profundamente no passado e no presente de Lila, marcando um futuro brilhante. Ela não correu nenhum risco com os produtores envolvidos, no entanto. Os créditos são parecidos com o Who’s Who da atual cena musical jamaicana, uma demonstração de talento que garante uma emocionante experiência de audição ao longo do lançamento. 

Kasadie “Caspa” Jones abre o caminho com a faixa “Where I’m Coming From”, um single que foi lançado no ano passado com um vídeo vívido do incrível Nickii Kane. Nela, Lila visita novamente os pontos focais de sua infância em Christiana, Manchester Parish, e além de obter uma introdução completa às suas habilidades de canto e composição, também vemos um pouco da pequena Alecia no uniforme escolar. “Deixe-me contar sobre a vida de uma rainha em uma selva de concreto”…

“Solitude” (Solidão) descreve a presença estressante de pessoas que às vezes roubam sua energia. Entregue em um timbre quase vulnerável, Lila brinca com a variedade de estilos vocais que ela comanda, mergulhando dentro e fora da batida incomum e emocionante criada pelas mentes criativas de JLL e Iotosh. A magia especial da faixa vem com cordas de The Ziah, cuja atração suave faz com que você realmente anseie por um pouco de paz de espírito. 

Em uma batida inspirada no Reggaeton pela IzyBeats, a faixa “I Spy” também é o último single em vídeo. Diz Lila sobre o processo criativo: “Quando Izy tocou a batida no estúdio, acabei de ouvir esse ‘chek, chek’ e depois esse padrão específico de bateria que é familiar na cultura jamaicana, então comecei a andar pela sala e cantar o refrão “I Spy”, eu espio. Izy estava tipo ‘Oh meu Deus, é isso!’ Eu senti sua energia, então isso me levou a ir mais longe e floresceu no que é hoje a música”. No caso improvável de a música não chutar você, é quase impossível resistir à carga aglomerada de poder feminino balançando os visuais de Danny Williams, exibindo Lila ao lado dela “Sevana, Jaz Elise e Naomi Cowan”. 

A faixa “Stars Align”, uma suave canção de amor de um tipo diferente, celebra a gentil felicidade de se apaixonar. Você pode reconhecer o instrumental do Protout’s Bout Noon, com a letra inconfundível de Phillip “Winta” James. Este último também é responsável pela faixa “Forget Me” (Me Esquece), subsequente, uma faixa que, à primeira audição, parece ser composta em uma batida bastante média, que no entanto desenvolve uma força agradável com a adição de metais harmoniosos e um violão melancólico. Liricamente, a música lamenta um relacionamento que se transformou em um poço de luta. “Se todos os dias brigarmos, acho melhor que você me esqueça”. 

A agridoce pedrada “Second Chance” do Promised Land Riddim de 1979 , re-fixada por Alfred Simpson, é o single mais antigo do álbum. Originalmente lançado no verão de 2018, ela completa a lista de faixas com a vibração jamaicana do Reggae da velha escola, uma vibração com a qual Lila se sente tão confortável quanto qualquer uma das batidas modernas e transcendentes de gênero apresentadas aqui. Fundação!

A entrada final vem de In.Digg.Nation -Fundador Protoje si mesmo. Ele não só co-produziu o álbum, mas também contribuiu com a pedra “Thy Will” (Tua Vontade), um Riddim cativante inspirado por Sly & Robbie mais Baltimore. É uma declaração de fé poderosa e um aviso para aqueles que desrespeitam leis piedosas. “A mensagem na música é a única maneira de corrigi-la!”

Desde alturas cristalinas a médios roucos até doce alto, Lila realmente sabe como usar a ferramenta dada por Deus chamada voz. O álbum “The Experience” cumpre a promessa que a capa faz: é uma exibição honesta, direta e confiante do inegável talento de uma jovem forte e bonita, deixando um brilho laranja-dourado aos ouvintes. “Essa é uma mistura de músicas influenciadas pelo Reggae, mas não define o som”. (…) É um momento bonito para esse tipo de música vinda da Jamaica, estamos mostrando às pessoas que não há maneira linear de nada, declara Lila Iké e declaramos nosso apoio sincero. 

“Humildade. Integridade. Honra. Coragem”. (retirado dos créditos finais do vídeo De onde eu venho).

Detalles del Producto:

Fecha original de lanzamiento: 15 de mayo de 2020

Fecha de lanzamiento: 15 de mayo de 2020

Sello: In.Digg.Nation Collective/Six Course Music/RCA Records

Derechos de autor: (P) 2020 In.Digg.Nation Collective under exclusive license RCA Records, a division of Sony Music Entertainment

Metadatos de la compañía discográfica: los metadatos del archivo de música contienen un identificador de compra único. Más información.

Duración total: 26:07

Géneros: Reggae

Style: Roots, Reggae

TRACKSLIST:

  1. Where I’m Coming From
  2. Solitude
  3. I Spy
  4. Stars Align
  5. Forget Me
  6. Second Chance
  7. Thy Will 

Fonte: Reggaeville

https://www.reggaeville.com/artist-details/lila-ike/releases/mode/review/release/lila-ike-the-experience-ep/

#RootsReggae

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *