4 de maio de 2024 - 04:42

Jornal da Educativa detalha como funcionam as federações partidárias para as eleições

O Jornal da Educativa desta quinta (17) iniciou cobertura especial das eleições 2022, que apresentam novidades em relação aos antigos pleitos. A federação partidária é uma delas. A nova união entre partidos ainda confunde os eleitores. Em reportagem especial você conhece mais sobre elas.

A federação partidária é formada por dois ou mais partidos com afinidade programática que se unem para atuar como uma só legenda por, no mínimo, quatro anos. A união entre as agremiações tem abrangência nacional e funciona como um teste para uma eventual fusão ou incorporação envolvendo as legendas.

Já as coligações têm natureza eleitoral, são efêmeras e se extinguem após as eleições. Os partidos ainda podem se coligar para lançar candidatos nas eleições majoritárias para prefeito, governador, senador e presidente da República. Mas nas eleições proporcionais (vereador, deputado estadual, deputado distrital e deputado federal) não há mais essa possibilidade.

Os partidos que quiserem se unir antes da eleição devem formar federações. Mas como são permanentes, caso algum partido deixar antes do prazo, sofre punições, tais como a proibição de utilização dos recursos do Fundo Partidário.

Além da eleição, o Jornal da Educativa destacou na edição desta quinta como a declaração do Imposto de Renda pode ajudar instituições que auxiliam crianças e idosos, Você sabia que é possível destinar uma parcela do imposto devido para fundos que atuam na defesa dos direitos desse público?

Confira isso e muito mais na edição de hoje do Jornal da Educativa: