26 de abril de 2024 - 01:56

Internações de crianças por acidentes domésticos cresceu 70% durante pandemia, aponta UFMS

Entre janeiro e outubro de 2020, durante o isolamento social em função da epidemia de Covid-19, o número de crianças internadas por acidente doméstico aumentou 70% em relação ao mesmo período de 2019. É o que indicam os dados preliminares de um estudo realizado por pesquisadoras do Instituto Integrado de Saúde (Inisa) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul junto a três hospitais de Campo Grande e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

Analisando os prontuários nos três hospitais, a equipe de pesquisadoras contabilizou 85 pacientes, entre janeiro e outubro de 2019, internados devido a acidentes domésticos. No mesmo período, em 2020, o número subiu para 146.

As principais situações registradas foram: queimaduras, lesão nos olhos, cortes, fraturas e traumas em geral, que ajudaram a aumentar em 75% as buscas por atendimentos em um hospital de grande porte.

Na reportagem de Daniela Nahas, você vai conhecer as causas e orientações sobre como prevenir ocorrências de acidentes domésticos, principalmente com crianças:

Com informações da Assessoria de Comunicação UFMS – Vanessa Amin

Fotos: Vanessa Amin/Acervo pesquisadoras