1 de maio de 2024 - 23:06

Intercâmbio Cultural e Festival Gastronômico foram destaques no Bom Dia Campo Grande

Empresária Mayara Lopes e Yuri Maia, consultor de intercâmbio

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio (Belta) aponta que o mercado brasileiro de educação estrangeira cresceu 23% em 2017, alcançando a marca de 302 mil estudantes. O inglês e o espanhol aparecem como as línguas mais procuradas, mas países com idiomas como alemão, francês, italiano, japonês e mandarim começam a ganhar espaço nos destinos de intercâmbio.

A qualidade de vida do país visitante é o principal critério de escolha, apontado por 6.151 estudantes entrevistados na pesquisa. Mas questões de segurança, cotação da moeda e cultura local também são fatores que interferem na preferência, de acordo com o público questionado. O levantamento foi realizado em todas as regiões brasileiras.

Para falar um pouco mais sobre as vantagens e o funcionamento dos intercâmbios, foram convidados para a entrevista de estúdio do programa Bom Dia Campo Grande, da 104.7 FM Educativa, o consultor Yuri Maia e a Diretora Regional da empresa Viva, Mayara Lopes.

“ O Canadá está aberto aos imigrantes e é o país mais procurado para intercâmbios, seguido da Europa e dos Estados Unidos. A experiência internacional permite aprender um idioma, se especializar, fazer mestrado ou doutorado e enriquecer o currículo profissional. Organizamos desde programas de duas semanas à viagens de um ano e meio”, esclareceu Yuri.

E para quem pensa que intercâmbio é uma atividade apenas para jovens, o consultor desmistifica a crença. “Temos grupos de senhoras de 50 anos, de profissionais liberais, de pessoas de todas as idades”, enfatizou.

Quanto ao país selecionado para o intercâmbio, Yuri pontua que “fazemos uma triagem do local que o interessado quer ir, para encontrar o destino ideal de acordo com o perfil e as preferências do estudante”.

Diretora de uma empresas de intercâmbio, Mayara também viajou como estudante para a Irlanda. “Foi a melhor experiência que tive, muda nossa visão de mundo, vivenciamos uma nova cultura. Escolhi a Irlanda porque o custo de vida lá é baixo. Agora quero ir para o Canadá ou Austrália”, considerou.

A chef de cozinha Fernanda Marques foi entrevistada por Maristela Cantadori

Outra entrevistada da 104.7 foi a empresária Fernanda Marques, ganhadora do Festival Bar em Bar do ano passado, e que também está concorrendo no evento deste ano. Em 2017 ela venceu a premiação com o prato Casa da Avó, já em 2016 alcançou o segundo lugar.

Na edição 2018 do festival Fernanda concorre com a iguaria “Du Mingo”, um espetinho feito com massa de mandioca e recheado com carnes de churrasco, como maminha, ponta de costela e linguiça. O prato está disponível no cardápio do restaurante Sacramento Nossa Casa (que fica na rua 15 de novembro, 1446).

“A ideia foi trazer o sabor do churrasco em casa para o bar. São vinte pratos, de estabelecimentos da Capital e do interior do estado, que estão participando do festival. O evento incentiva as pessoas a conhecerem novos lugares e bares, a economizarem e auxilia também os empresários a conquistarem novos clientes”, assinalou Fernanda.

Os clientes que experimentarem os petiscos que concorrem à disputa gastronômica podem votar no site www.barembarms.com.br. O festival vai até o dia dois de dezembro.

Bom Dia Campo Grande – atração da 104.7 FM, veiculada de segunda à sexta-feira, das 7h às 8h, na rádio e no portal da educativa. A apresentação é de Anderson Barão e Maristela Cantadori, e a produção de Rose Rodrigues e Lívia Machado. O ouvinte pode interagir pelo whatsapp 99333 1047, ou pelo email bomdiacampogrande2018@gmail.com