26 de abril de 2024 - 17:34

Instituto Chamamé MS promove hoje 1º Sarau Cultural na Colônia Paraguaia

O Instituto Chamamé MS promove nessa sexta-feira, na Colônia Paraguaia, em Campo Grande, o 1º Sarau Cultural do Chamamé. Segundo o fundador do Instituto, radialista Orivaldo Mengual, o ingresso de convidados e apreciadores do gênero musical que faz parte da “nossa identidade regional” é gratuito. Além da boa música, os participantes poderão degustar pratos típicos do Paraguai, como o bori bori e a sopa paraguaia. Apenas o consumo será cobrado.

“Com este evento pretendemos divulgar mais a cultura de Mato Grosso do sul e as influências da Argentina e do Paraguai na composição do mosaico musical, com o chamamé e a polca”, destaca Orivaldo Mengual.

“Esperamos uma grande confraternização nesse primeiro sarau. Estão todos convidados a participar. A Colônia Paraguaia está situada na rua Ana Luiza de Souza nº 668, bairro Pioneiro”, diz Orivaldo Mengual, titular do programa Hora do Chamamé, transmitido pela FM 104 diariamente entre às 17h e 19h e aos domingos, entre às 11h e 14h.

Segundo Mengual, o chamamé é hoje a principal referência da integração das culturas fronteiriças.

Originário de Corrientes, na Argentina, o chamamé é um gênero musical que fascina aos que ouvem e aos que dançam seus ritmos, nos estilos tradicional, cate, sapucay, valsiado ou sapateado. Ganhou popularidade e fez crescer a legião de apreciadores e tornou-se uma tradição aos ouvintes do programa Hora do Chamamé na 104 FM.