26 de abril de 2024 - 00:11

Inscrições abertas: Projeto Amadores II é convite à imersão teatral

Imagine um projeto que, mais do que viabilizar o intercâmbio em teatro entre atores e atrizes, amadores e profissionais, ainda permite que os artistas com pouca experiência protagonizem a montagem de um espetáculo, inédito, ao lado daqueles de maior bagagem cênica. Esse projeto existe e tem nome: “Amadores II Edição” – e que está com inscrições abertas até o dia 20 de janeiro em busca de artistas iniciantes no fazer teatral. O formulário pode ser acessado aqui.

Criado por Nill Amaral, diretor de teatro da Cia OFIT – Associação Cultural Oficina de Interpretação Teatral, “Amadores II Edição” surgiu do desejo de revisitar um dos principais projetos da Companhia: “Amadores: o que você gostaria de dizer através do teatro e não teve a oportunidade”, concebido no ano de 2017. “Aqui, o objetivo principal não é o de todos se tornarem atores ou diretores. A meta é utilizar diferentes linguagens que possam apontar diversos caminhos para que as pessoas sejam o que e quem quiserem ser. Certo é que a arte irá encorajá-los, trará outras e novas perspectivas e olhares para as suas próprias trajetórias, independente de quais sejam”.

Contudo, para poder se expressar no palco é preciso se candidatar a uma das três vagas oferecidas no projeto. Um chamamento público foi aberto para convocar os artistas “amadores” a participarem de todo o processo criativo que vem por aí. “As vagas são para artistas amadores, com pouca experiência, com características distintas, não fazendo distinção de cor, raça, religião, gênero etc. O projeto visa dar oportunidade a novos artistas amadores e realizar uma produção inédita, a partir da integração desses dois universos distintos: profissionais e amadores”, pontua o diretor Nill.

A seleção dos artistas será feita em duas etapas. A primeira, online, é o ato de inscrição e a segunda é a entrevista presencial dos candidatos. Essa última fase será realizada no SESC Cultura, na sala de Artes Cênicas. O resultado do processo seletivo, com data e horário, serão informados aos artistas por e-mail. A previsão é de que o resultado saia no dia 25 de janeiro.

II Edição

Os selecionados receberão um auxílio financeiro como forma de subsidiar a sua participação no projeto. Os artistas passarão por processos criativos que objetivam a compreensão das diferentes técnicas que proporcionarão uma imersão na linguagem teatral, e, no decorrer do projeto, irão experienciar todas as fases de encenação de uma peça teatral: pré-produção, ensaios e apresentações.

Inédito, o espetáculo produzido cumprirá três apresentações gratuitas em temporada continuada, de quinta a sábado, para o público a partir dos 12 anos de idade. As encenações serão priorizadas em espaços públicos e/ou sedes de grupos independentes.

“Amadores II Edição” é um projeto que conta com investimentos do Fomteatro – Programa de Fomento ao Teatro – ligado ao FMIC (Fundo Municipal de Investimentos Culturais), da Sectur – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, órgão vinculado à Prefeitura da Capital.

Os candidatos selecionados que não comparecerem à entrevista nos dias mencionados, serão inabilitados no processo. Os interessados no projeto podem acompanhar outras informações pelas redes sociais da Cia OFIT, @ofitcia – Instagram e Facebook.

Amadores

Em 2017, o diretor Teatral, Nill Amaral, da Cia. OFIT, percebendo a necessidade de integrar novos profissionais às suas produções, idealizou o projeto – “Amadores: O que você gostaria de dizer através do teatro e não teve a oportunidade?” com a ideia de reunir profissionais e artistas amadores para a criação de um espetáculo teatral.

“Nesse projeto, o número de interessados extrapolou as expectativas previstas, ao todo foram (cento e três) inscritos para compor as seis vagas disponibilizadas pelo projeto. O resultado desse processo foi a realização de “Pedra Bruta: Ensaio Para Colher o Provisório das Coisas”. Uma peça teatral que foi apresentada 20 vezes, em teatros e espaços alternativos, com lotação total de público em todas as sessões”, recorda Nill Amaral.

Reportagem: Aline Lira e Lucas Arruda

Fotos: Cia. OFIT