26 de abril de 2024 - 14:21

Inclusão: praça do bairro mais populoso de Bonito terá sinal gratuito de internet a partir de sábado

A Capital do Ecoturismo de Mato Grosso do Sul tem dado importantes passos em direção a inclusão digital, disponibilizando sinal gratuito de internet em pontos estratégicos do município. Em dezembro do ano passado, a Praça da Liberdade e a Feira do Produtor foram contempladas com o serviço e neste sábado (29) a Praça do Jardim Marambaia, bairro mais populoso de Bonito, vai receber o sinal gratuito, através de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa M2 Telecomunicações.

O prefeito Odilson Soares destacou, durante o lançamento do serviço na Feira do Produtor, que a internet gratuita é uma importante ferramenta de inclusão, que vai proporcionar, não apenas maior conforto a moradores e visitantes, como também, qualidade de vida aos bairros beneficiados pelo serviço. “Hoje em dia estamos todos conectados. Tudo acontece na internet e quem não tem acesso a ela acaba excluído. Na era da digitalização, não podemos permitir que nossos jovens fiquem de ‘fora do mundo’ porque não tem acesso internet”, afirmou.

Também na mesma data, será reinaugurada a Feira do Produtor do bairro, que faz parte do processo de revitalização da Praça da Marambaia. A partir das 18 horas serão realizadas várias atividades no local, com apresentações artísticas e culturais e participação da Banda Sinfônica de Bonito.

Internet Para Todos

No inicio do mês passado o prefeito Odilson Soares também assinou a adesão do programa Internet Para Todos, do Governo Federal, que vai garantir internet gratuita ao Balneário Municipal de Bonito, ao distrito Águas do Miranda e ao assentamento Guaicurus. A previsão é de que a instalação dos equipamentos tenha início ainda neste semestre.

O programa oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga (por via terrestre e satélite), com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. Ele é direcionado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação. Atualmente programa conta com cerca de 5500 pontos espalhados pelo país.

De acordo com o prefeito, outros pontos poderão ser instalados mediante solicitação da prefeitura ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), responsável pelo projeto.

3G

O serviço 3G no município foi lançado em abril de 2016, após acordo firmado entre o governo do Estado e o ministro das Comunicações. Até o momento, apenas a operadora Claro oferece esta opção aos usuários.