26 de abril de 2024 - 17:53

Imposto de Renda pode ajudar crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado

Pessoas físicas ou jurídicas podem contribuir com instituições filantrópicas que realizam trabalhos voltados a crianças e adolescentes por meio do Imposto de Renda. Isso porque é possível direcionar parte do imposto devido para o Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência (FMIA).

Essa destinação é feita por meio do Clique Esperança, uma ferramenta que facilita as doações para o FMIA. O projeto é um instrumento de políticas e programas de promoção e defesa dos direitos das crianças e do adolescente pelo qual o contribuinte faz uma doação a qualquer uma das entidades cadastradas e que estão aptas a receber o recurso. O valor doado deduzido do Imposto de Renda é convertido em ações de combate ao enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração sexual, à situação de crianças na rua e também a programas de atendimento a crianças e adolescentes, orientações e apoio familiar, entre outras.

Em Mato Grosso do Sul, uma das instituições habilitadas a receber essa contribuição é a Associação dos Amigos das Crianças com Câncer (AACC/MS), que desde 1998, cuida de crianças e adolescentes com câncer de todo o Estado e região. Por ano, mais de 600 assistidos passam por lá. Eles recebem hospedagem, alimentação, transporte para o tratamento e as consultas, cestas básicas, atividades lúdico-pedagógicas e ainda atendimentos multiprofissionais.

Graças a essa destinação, em 2019 a instituição pôde realizar a troca da van que faz o transporte dos nossos assistidos. Já em 2020, em razão da pandemia, os recursos puderam ser utilizados para pagamento de equipe multidisciplinar e seus encargos. Uma situação atípica, visto que esse ano houve uma mudança na deliberação do FMIA. Segundo Regina Filipini, coordenadora do setor de convênios da instituição e vice-presidente do Conselho Municipal Da Criança e do Adolescente (CMDCA), essa destinação ajuda muito a AACC/MS e no último ano foi determinante para a manutenção do atendimento. “A possibilidade de usar esse fundo nos permitiu continuar com um trabalho de qualidade com nossos assistidos, mesmo durante esse período tão delicado. Por isso, contamos com a colaboração da população sul-mato-grossense para juntos trabalharmos por nossa causa. O câncer infantojuvenil tem cura e recursos como esses são fundamentais para isso”, explica.

Para conferir o passo a passo de como fazer essa destinação, acesse http://bit.ly/iraaccms. É necessário também fazer o envio do comprovante do pagamento da DARF gerada pelo sistema da Receita Federal para a AACC/MS, com uma declaração dizendo que a pessoa física ou jurídica destina o recurso à instituição.  Para mais informações ou orientações entre em contato com a AACC/MS pelo telefone (67) 3322-8044.

Sobre a AACC/MS

A Associação das Crianças com Câncer (AACC/MS) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é cuidar de crianças e adolescentes com câncer de 0 a 19 anos vindos de todas as cidades de Mato Grosso do Sul e regiões vizinhas. A AACC/MS presta serviços gratuitos a seus assistidos e suas famílias como hospedagem, alimentação, atendimentos multiprofissionais e outros cuidados.

Evelise Couto

jornalista