plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

26 de abril de 2024 - 13:25

Governador Reinaldo Azambuja recebe investidores espanhóis

Grupo de empresários espanhóis foi recebido, na tarde da última sexta-feira (16), pelo governador Reinaldo Azambuja para conhecer as potencialidades florestais de Mato Grosso do Sul. A visita faz parte da estratégia de investimento adotada pelo Governo e que já começa a dar resultados. Além da produção florestal, os empresários também colheram informações sobre logística, importação e exportação da produção e incentivos fiscais adotados pelo Estado.

“Mato Grosso do Sul tem um potencial imenso e a intenção do Governo é facilitar a vinda de novos investidores para o setor de florestas, uma área que só tem a crescer”, disse Azambuja.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, explicou a proposta do Governo do Estado na busca por investidores no setor de florestas, o chamado “Cluster” Florestal.  “Mato Grosso do Sul recebe os maiores investimentos na área de floresta do país e os maiores investimentos em celulose de fibra curta no mundo. Começamos uma estratégia de divulgação da base florestal no Estado para atrair novos investimentos e isso já começou a dar resultado”, disse.

Durante o encontro- que reuniu empresários do ramo de serraria, móveis, produção de eucalipto-, Verruck apresentou dados de produção, exportação e logística.  “A celulose é o principal produto de exportação do Estado. A previsão para 2016 é de exportar um bilhão de dólares; o mesmo valor deste ano, sendo a China o principal país consumidor, com 33% do total”.

O grupo de empresários começou a viagem pelo porto de Santos e já passaram por Três Lagoas, onde conheceram a fábrica da Fíbria, em Água Clara, na fábrica da Asperbras e ainda em Ribas do Rio Pardo, onde puderam avaliar o projeto de celulose.

“Ainda fizeram um tour terrestre para conhecer todo o maciço de florestas. Em Campo Grande eles puderam avaliar o que o Governo oferece, quais são as perspectivas, se há políticas de incentivo fiscal adequada e qual a segurança jurídica destes investimentos no Estado. Eles estão fazendo uma viagem completa para que a partir daí possam identificar e escolher os setores da base florestal que pretendem investir”, explicou Verruck.

O diretor-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nelson Cintra, também participou da reunião e disse que o Estado também pode ser um local para investimentos turísticos. “Eles ao muito bem vindos. A principal economia na Espanha é o turismo e aqui também há espaço para isso”, disse.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da Reflore/MS, Moacir Reis e Robson Trevisan, da Painel Florestal.

Dimensões

O secretário Jaime Verruck afirmou que os empresários ficaram surpresos com as dimensões de escala de Mato Grosso do Sul, com números que estão muito além da produção européia. “Futuramente, a Europa terá necessidade grande de importar celulose, madeira. Por isso, já se ventilou adotar Mato Grosso do Sul como  exportador de madeira e celulose para a Europa”

Foto: Chico Ribeiro. Texto: Luciana Brazil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *