A tradicional entrega da Medalha Tiradentes contou com homenagens a policiais e representantes da sociedade civil que contribuem para o fortalecimento da Polícia Militar. Durante o evento também foram apresentados índices positivos da segurança pública no Mato Grosso do Sul, que mostram redução da criminalidade.
Estes dados foram apresentados pelo comandante geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes. Ele agradeceu o empenho e dedicação dos policiais e demais forças de segurança para que vários crimes tivessem redução nos últimos dez anos. A comparação foi em relação ao período de 2014 a 2023.
Em aos homicídios dolosos houve redução de 37,9%; Já para roubos a redução foi de 52%; O roubo de veículos apresentou queda de 66%, sendo que os furtos veiculares foram reuzidos em 19%. Em relação aos latrocínios a segurança do Estado aponta queda de 88%, além de 40% menos mortes de trânsito.
O governador Eduardo Riedel participou do evento e reforçou o compromisso com a segurança pública e o combate ao crime no Estado. “Os números apresentados são robustos e mostra o que aconteceu no Estado nestes últimos 10 anos. Se hoje temos um bom ambiente de negócios é porque o investidor avalia que aqui tem estabilidade, ordem e confiança e a segurança pública é que nos garante este cenário”.
Homenagens
A entrega da Medalha Tiradentes busca homenagear policiais e representante da sociedade civil que prestam serviço relevante em prol da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, no seu desenvolvimento e aperfeiçoamento das suas atividades.
Neste ano receberam as medalhas 111 policias militares e 105 representantes da sociedade civil, entre eles os secretários estaduais Rodrigo Perez (Segov), Frederico Felini (SAD), Hélio Daher (Educação), João César Mattogrosso (adjunto da Casa Civil), Crhistinne Maymone (adjunta da Saúde) e o diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja.
Saiba os detalhes na reportagem de Priscila Trauer ao Jornal da Educativa:
Com informações de Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm