5 de maio de 2024 - 23:37

Governador conclui posse na cúpula da Segurança Pública

Serão empossados nesta segunda-feira (11) pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o secretário adjunto da Sejusp, delegado Antônio Carlos Videira, o novo delegado-geral da Polícia Civil, Marcelo Vargas e o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, coronel Deusdete Souza Oliveira Filho.

A solenidade de posse acontece a partir das 16h30 no auditório da Academia de Polícia Civil Delegado Júlio César da Fonte Nogueira, no Parque dos Poderes em Campo Grande. O delegado Marcelo Vargas ocupa o cargo em substituição ao delegado Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, que por 15 meses comandou a Polícia Civil.

O novo delegado-geral da Polícia Civil assume o comando da instituição que conta com 14 Delegacias Especializadas, 9 Delegacias Distritais e 104 Delegacias Municipais, totalizando 128 unidades, sendo 80% delas próprias.

Entre os desafios do delegado Marcelo Vargas estão o cumprimento da meta de redução dos índices criminais entre 6 e 8% e a manutenção do índice de esclarecimentos de homicídios que hoje é de mais de 70% em Mato Grosso do Sul. O Estado lidera o ranking nacional com um índice superior ao dos Estados Unidos e comparado ao do Reino Unido.

Hoje a Polícia Civil conta com um eficiente sistema de serviços on-line, entre eles o Boletim de Ocorrência Virtual. Além disso, todas as unidades estão integradas através de um Banco de Dados Único que permite agilidade nos serviços prestados à população.

Na solenidade de hoje serão empossados ainda o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Adjunto, delegado Antônio Carlos Videira, que deixa o cargo de superintendente de Segurança Pública, que será ocupado pelo ex comandante-geral da Polícia Militar, coronel Deusdete Oliveira.

Sobre a Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul surgiu em 1977, com o advento da divisão do antigo Mato Grosso. À época o maior desafio era promover as estruturas capazes de gerir a segurança na nova unidade federativa. Em 1983 foi realizado o primeiro concurso público da instituição, que permitiu o ingresso de 200 delegado já no ano seguinte (1984).

Sobre o delegado Antônio Carlos Videira

Natural de Ivaí, no Paraná, o novo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública Adjunto, delegado  Antônio Carlos Videira, tem 46 anos, é casado e pai de três filhos, Carlos Henrique, 18 anos, Caio Fernando, 14 anos e Maria Helena, 1 ano.

Antônio Carlos Videira é graduado em direito e tem 26 anos de polícia, foi escrivão de 1990 a 1999 e em 2000 foi aprovado no concurso público de delegado, tendo atuado na Delegacia de Polícia Civil de Jatei, no Departamento de Operações de Fronteira (DOF), na Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron),  como delegado Regional em Dourados e nos últimos 15 meses ocupou o cargo de superintendente de Segurança Pública da Sejusp.

Sobre o coronel Oliveira

Natural de Jequié (BA), Deusdete Oliveira é casado e pai de dois filhos, Jordan, 23 anos e Jhony, 16 anos. Ele assume o cargo que era ocupado pelo delegado Antônio Carlos Videira, desde janeiro do ano passado (2015). O novo superintendente foi diretor-presidente da Agepen/MS (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) por seis anos, atuou como chefe do Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Estado e foi comandante-geral da Polícia Militar por um ano, tendo deixado o cargo este ano após aposentar.

Deusdete é oficial formado pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). O coronel ainda participou de cursos de aperfeiçoamento na Abin (Agência Brasileira de Informação), na Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e no Departamento da Polícia Federal, entre outros.

Sobre o delegado Marcelo Vargas

Natural de Campo Grande (MS) Marcelo Vargas tem mais de 26 anos de experiência na Polícia Civil. É delegado de Polícia de Classe Especial, tendo integrado a Turma de Delegados de 1990. Em 1987 se graduou em direito pela antiga Fucmat de Campo Grande. É casado com Angela Cunha Castro Lopes.

Foi diretor do Departamento de Polícia da Capital, Diretor do Departamento de Polícia do Interior, titular do GARRAS (Grupo Armado de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros), titular da DEOPS (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social), entre outras delegacias de polícia de Campo Grande. Foi vice-presidente parlamentar da Adepol do Brasil no triênio 2003-2006. Atualmente é Vice-Presidente da Adepol do Brasil e ao ocupar o cargo de delegado-geral da Polícia Civil deixa a função de presidente da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul.

Joelma Belchior – Sejusp