Elaborar o Programa Estadual de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira (Profront), para dar competitividade aos municípios situados em áreas limítrofes com os países vizinhos, e definir a nova política para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), estimulando vínculos de produção e cooperação em diferentes atividades econômicas. As duas ações estão previstas no planejamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), para execução até o final do ano.
O detalhamento das propostas da Semade não é uma ação isolada, mas faz parte do comprometimento da Secretaria para o exercício de 2016 que será pactuado na próxima segunda-feira (7), durante o evento Apresentação de Resultados – 1 Ano de Realizações e Assinatura dos Contratos de Gestão, marcado para as 14h30, no auditório Germano Barros de Souza, Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.
O Plano de Gestão vem sendo elaborado pelas 13 secretarias e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), com supervisão da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), com base no Plano Plurianual (PPA). O documento detalha ações, com os prazos de entrega e forma de comprovação definidas, de acordo com as prioridades de cada uma das pastas.
O planejamento elaborado no ano passado foi determinante para que o Estado atingisse 65% das metas previstas para o primeiro ano de mandato, de acordo com o método de aferição de resultados. Em números absolutos, 115 iniciativas planejadas foram concretizadas. O índice é considerado muito positivo para os primeiros meses de gestão, se equiparado com a aferição de métodos semelhantes, aplicados por instituições e pela iniciativa privada.
Entre as realizações atingidas está a conclusão de 80% das obras inacabadas deixadas pela administração anterior, a entrega de 4,5 mil casas e a construção de prédios do Corpo de Bombeiros de Sidrolândia e Maracaju. A criação da linha de crédito MS Cidadão, com empréstimos de até R$ 2 mil e juros de 1% ao mês, também foi uma realização do governo estadual. “O Plano de Gestão é o roteiro de cada secretaria para que possamos ter claro as prioridades de cada área e sermos mais eficiente nas entregas das demandas da sociedade”, avalia o governador.
Prêmio – Durante o evento, será lançado a XI Edição do Prêmio Sul-Mato-Grossense de Inovação na Gestão Pública. Serão distribuídos R$ 24 mil para incentivar a criatividade dos servidores na sugestão e implantação de iniciativas que contribuam para a modernização e aprimoramento dos serviços oferecidos à sociedade.
Rosane Amadori – Assessoria de Imprensa Segov
Foto: Chico Ribeiro