Entrevista com o ministro do STF irá ao ar na TVE Cultura MS e pelo Portal da Educativa a partir das 21h
O Roda Viva desta segunda-feira (7) recebe o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. O programa, ao vivo, será apresentado por Daniela Lima e vai ao ar na TVE Cultura MS e pelo Portal da Educativa.
Alvo das atenções de todo o país, diante da revelação feita pelo ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de que pretendia matá-lo a tiros, Gilmar Mendes está habituado a polêmicas. Travou várias com representantes da classe política, dos meios jurídicos e de outros setores da sociedade.
Autor de sentenças controvertidas, o ministro do STF não foge ao debate e sempre se apresenta como um defensor da Constituição. Também deixa claro que não teme a voz do povo e nem as pressões das ruas.
Graduado em Direito pela Universidade de Brasília, concluiu mestrado na mesma universidade, antes de seguir para a Alemanha, onde fez um segundo mestrado, na Universidade de Münster. Um ano depois, concluiu doutorado na mesma instituição. Foi professor de Direito Constitucional na Universidade de Brasília, além de professor e sociofundador no Instituto Brasiliense de Direito Público. Ocupou o cargo de Advogado Geral da União, entre 2000 e 2002, quando foi nomeado ministro do STF pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.
O Roda Viva contará com uma bancada de entrevistadores formada por Dora Kramer, colunista da Revista Veja; Márcio Falcão, editor do site Vortex Media; Vera Magalhães, comentarista da Rádio Jovem Pan e colunista do jornal O Estado de S. Paulo e do site BR Político; Josias de Souza, colunista do UOL; e Eduardo Scolese, editor de Poder do jornal Folha de S. Paulo.
Produção da TV Cultura de São Paulo retransmitida por emissoras parceiras de todo o país, o Roda Viva reúne jornalistas e especialistas sobre diferentes áreas para sabatinas a personalidades. Com apresentação de Daniela Lima e desenhos do cartunista Paulo Caruso, a atração vai ao ar às segundas-feiras, a partir das 21h, pela TVE Cultura MS e no Portal da Educativa.
(Com TV Cultura)