plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

1 de maio de 2024 - 16:42

Gerência de Desenvolvimento Econômico realiza palestra sobre Piscicultura

Na última sexta-feira (26), realizou-se no auditório da Copasul, , promovido pela Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico,

uma palestra técnica sobre Piscicultura, com a palestrante Dr. Kátia Garicoix, da Agraer de Mundo Novo (MS) e com a presença do senhor Alcindo Bork, biólogo, grande piscicultor em Mundo Novo e presidente da COOPISC – Cooperativa dos Piscicultores de Mundo Novo.

Fernando Kamitani, gerente da pasta e Agenor Ricardo de Paiva, gerente do Núcleo Agrícola e Pecuária já haviam visitado anteriormente aquela cooperativa e se entusiasmaram em trazer para Naviraí esta nova opção de atividade que em Mundo Novo vem trazendo lucros aos seus investidores do ramo e gerando centenas de emprego e renda a muitas famílias, inclusive com a criação da Associação Arts Fisch de Mundo Novo – uma associação de mulheres de piscicultores familiares que se uniram para processar e aproveitar de forma correta, as peles dos peixes produzidos pelos piscicultores daquela cidade. Assim gerando renda e melhorias de vida para as famílias envolvidas com a produção, industrialização e comercialização dos produtos. Esses produtos fabricados com o couro da tilápia foram expostos aos presentes no evento que puderam constatar belos produtos feitos a partir do couro daquele peixe como tapetes, bolsas e outros souvenirs.

O Brasil, disse o palestrante, está entre os países que mais comem peixe no mundo, o que se deve ao seu território com grandes possibilidades para tal atividade. Essa característica se torna favorável para o desenvolvimento da piscicultura, ou seja, a criação de peixe para comércio, uma atividade muito promissora economicamente e em expansão.

A piscicultura se caracteriza por ser um criadouro de peixes, que tem seu funcionamento de acordo com os órgãos regularizadores do meio ambiente, possibilitando para que o criador comercialize o produto de forma totalmente legal.

Na criação será necessário fazer a construção de um tanque específico para piscicultura, com uma retroescavadeira e um especialista no setor para avaliar os impactos ambientais.

A agricultura superintensiva, onde os peixes são criados em tanques de rede, permite que a produtividade seja alta e os peixes ganhem peso em menor tempo, além de agregar praticidade para o manejo diário.

Os palestrantes ficaram à disposição dos presentes para tirar suas dúvidas e pode-se observar um grande interesse dos produtores rurais local presentes  no investimento desta nova atividade em Naviraí. Dentre os presentes a sra. Alexandra de Afonseca e Silva, Gerente local da Agraer e alunos do Curso Técnico Agrícola da Escola Maxi Reino. Ao encerramento, Fernando Kamitani, gerente municipal de desenvolvimento econômico agradeceu os técnicos e presidente da COOPISC pela palestra proferida e colocou a sua pasta à inteira disposição de todos os interessados em ingressar nesta interessante e lucrativa atividade em Naviraí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *