29 de abril de 2024 - 01:28

Ao vivo na TVE: Geraldo Espíndola e Púrpura abrem Som da Concha 2016

Neste domingo domingo (15), com transmissão ao vivo pela TV Educativa (canal 4 aberto, 15 na Net e no Portal da Educativa) o Som da Concha inicia sua temporada 2016 com show do duo Púrpura e do compositor Geraldo Espíndola. O show começa às 18h, na Concha Acústica Helena Meirelles, no Parque das Nações Indígenas. A entrada é franca. Geraldo Espíndola apresenta seu novo show, “O Pássaro do Pântano”, que traz canções de autoria própria e parcerias. O compositor será acompanhado pelos músicos Gabriel Basso (baixo), Gabriel Andrade (guitarra), Alex Cavalheri (teclados) e Fernando Bola (bateria).

Geraldo Espíndola conceitua a identidade cultural como o conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade. Habitando o “outro lado de la frontera musical e fora do eixo central”, Espíndola, segue com sua música reconhecida do grande público brasileiro e em parte do mundo, apresentando um vasto repertório regional, com ênfase para composições próprias que estão difundidas no Brasil, França, Alemanha, Tunísia e países da América do Sul.

Nos 50 anos em que está na estrada e centenas de shows, Geraldo Espíndola teve canções gravadas por cantores de prestígio regional e nacional, como Zeca Baleiro, Almir Sater, Lecy Brandão, José Augusto, Raça Negra, Gian e Giovani, Tetê Espindola, Grupo Tarancon, etc. Autor da clássica “Vida Cigana” contabiliza centenas de regravações, com variados cantores, assim como outros hits: É Necessário, Quyquyho, Cunhataiporã.

Púrpura

Duo PúrPura

A abertura do show fica por conta do duo PúrPura, formado por Julio Queiroz e Erika Espíndola. O primeiro disco da dupla se chama “O Miolo Do Pão”, e traz canções inéditas, compostas pela dupla. O projeto partiu da necessidade dos dois artistas em mostrar uma nova face de suas carreiras, privilegiando uma sonoridade mais intimista e experimental, mas com grande preocupação na preservação da beleza e sentimento que a música deve ter.

O álbum foi produzido por Julio Queiroz, que utilizou uma grande fusão de instrumentos, como violino, tuba, guitarra elétrica, etc., almejando, assim, uma sonoridade que passeia do clássico ao underground. A busca pelo diferente começou já na gravação; a dupla optou por fazer a captação de instrumentos como bateria, baixo, guitarras e bandolim numa chácara, na tentativa de fugir do caos urbano.

O “Som da Concha” terá 18 shows ao longo do ano, realizados com intervalo de duas semanas entre as apresentações, sempre aos domingos, na Concha Acústica Helena Meirelles, que fica no Parque das Nações Indígenas. A entrada, como sempre, é franca.

(Assessoria de imprensa FCMS) e RTVE