3 de maio de 2024 - 00:31

Game show ensina ensina ciência a alunos de escolas públicas

O que você acha de aprender ciência brincando? Esta é a proposta do Game Show Mídia Ciência, que será apresentado para estudantes de escolas públicas de Mato Grosso do Sul durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada entre hoje (18) e a próxima segunda-feira (23).

Pensado para alunos do ensino médio, a apresentação lembra um programa de auditório, mas é uma atividade de divulgação científica, falando sobre pesquisas e pesquisadores.

Além da divulgação, Bruno Moser, um dos coordenadores do projeto MS +Ciência, que criou e organizou o Game Show, explica que também é realizado um debate sobre o futuro dos participantes.

“Estimulamos uma conversa sobre opções de graduação para os alunos, incluindo temas como acesso aos exames de admissão, bolsas, auxílios, cotas e dados econômicos. Tudo para ampliar os horizontes dos adolescentes que desejam ingressar em uma universidade ou que não estejam completamente informados das vantagens e direitos da graduação no país”, explica Bruno.

Segundo o coordenador, a atividade começa com a turma sendo dividida em 2 equipes que competem entre si, através de jogos dinâmicos que incluem conhecimento geral, coordenação motora, visual e espacial.

O Game Show tem 40 minutos de duração. Também participam da atividade o jornalista André Mazini, coordenador geral do do projeto MS +Ciência, e o produtor cultural Lucas Verão.

MS +Ciência

A equipe do projeto MS +Ciência busca novos desafios e propõe soluções criativas para fazer com que as pessoas tenham mais acesso ao conhecimento científico. O objetivo é mostrar que a ciência não acontece só dentro das universidades, mas faz parte de todas as etapas da vida.

Dentre as atividades realizadas pelo projeto, além do Game Show, estão podcasts, apresentações teatrais, cursos para ajudar pesquisadores a divulgar melhor seus trabalhos, além de outros materiais de divulgação.

O MS +Ciência é um projeto realizado pela Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), juntamente com a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Serviço

As apresentações do Game Show ocorrerão a partir desta quarta-feira, 18, sempre às 13h30, em três escolas estaduais:

• Quarta-feira (18) – Escola Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, na rua Comandante Cyro Araujo França, 412, Vila Margarida;
  • Quinta-feira (19) – Escola Estadual Prof. Clarinda Mendes de Aquino, na avenida Murilo Rolim Júnior, 200, Jardim Petrópolis;
  • Sexta-feira (20) – Escola Estadual Vespasiano Martins, na rua 13 de maio, 1516.

Comunicação Fundect
Fotos: Projeto MS +Ciência