28 de abril de 2024 - 18:43

“Funtrab na Comunidade” tem primeira edição no interior do Estado

Na primeira edição do programa “Funtrab na Comunidade” no interior do Estado, a equipe da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul, liderada pelo diretor-presidente Wilton Acosta e pelo diretor executivo Anivaldo Cardozo, se encontra no acampamento Santo Antônio, em Itaquiraí, onde residem 1200 famílias ou cerca de cinco mil pessoas.

Devido à distância de aproximadamente 70 quilômetros do município, os moradores do distrito enfrentam dificuldades de acesso a serviços essenciais. Assim, a ação da Funtrab é vista como muito oportuna e elogiada tanto pelos beneficiários, como pelos integrantes da administração municipal.

Itaquiraí é o primeiro município a receber o projeto da Funtrab no interior.

Exemplo disso é a declaração do secretário municipal de Planejamento Anderson Zuza. “Só temos a agradecer à Funtrab, aos seus diretores Wilton e Anivaldo, por terem tido a iniciativa de deslocar sua equipe até aqui e prestar esse atendimento que é fundamental aos moradores e trabalhadores deste assentamento”.

Em nome da Câmara Municipal, o vereador Antônio Francisco da Silva, afirmou que “ação desse nível vem facilitar enormemente a vida das pessoas que moram e trabalham neste assentamento. Temos aqui vários presidentes de associações que concordam comigo e também agradecem por não terem que se dirigir à sede para conseguir documentos”.

Ao falar aos presentes, Wilton Acosta disse “ser gratificante para a Funtrab atender as pessoas do interior e que se trata de um trabalho que demonstra uma administração harmônica do Governo do Estado. Tanto que aqui temos o auxílio da Agraer [Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural], facilitando nossa ação”.

Wilton lembra que além da ação de emissão de Carteira de Trabalho, encaminhamento ao seguro-desemprego, intermediação de mão de obra e disponibilização de microcrédito pelo Banco Cidadão, Itaquiraí recebe na teça e quarta-feira (18 e 19.7), seminário sobre economia solidária, que é muito importante para o pequeno produtor rural.

Texto e fotos: Waldemar Hozano – Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab-MS)