plan cul gratuit - plan cul toulouse - voyance gratuite amour

Institucional

FM 104,7 [ AO VIVO ]

28 de abril de 2024 - 20:41

Fundação de Cultura realiza 21ª edição da Semana Nacional de Museus

A 21ª edição da Semana Nacional de Museus começa no próximo dia 15 com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade. A abertura do evento está marcada para às 15h no auditório do Museu de Arqueologia (MuArq), que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa. Na ocasião, haverá a palestra “Repatriação e restituição de bens culturais”, com a professora Dr.ª Karine Lima da Costa, Historiadora e Museóloga.

Os museus contribuem para o bem-estar das pessoas de diversas maneiras, como a promoção da saúde mental, a educação e a conscientização ambiental. Eles também são importantes aliados na luta pela sustentabilidade, através de práticas de conservação e preservação dos recursos naturais e culturais, além de proporcionar espaços de lazer e aprendizado.

Para a gerente de Patrimônio Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul,    Melly Sena, “nesta 21ª edição da Semana Nacional de Museus vamos ressaltar o papel fundamental dos museus na contribuição para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades, onde possuem papel fundamental como espaços que promovem a consciência, fortalecem as identidades e a participação cidadã”.

Durante a pandemia de Covid-19, os museus adaptaram-se para manter contato com o público e promover interações virtuais, ajudando a reduzir o impacto do isolamento social na saúde mental das pessoas. Alguns museus foram utilizados como terapia, oferecendo atividades culturais em grupo para pessoas com depressão ou desemprego. Além disso, muitos museus abriram-se como pontos de vacinação, promovendo o bem-estar social.

A programação da 21ª Semana Nacional de Museus abrangerá diversas cidades, incluindo Bataguassu, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica e Maracaju. Além do MARCO e do MIS, participarão outras instituições como o Museu de Arqueologia da UFMS, Museu das Culturas Dom Bosco/UCDB, Casa da Ciência e Cultura de Campo Grande, entre outros.

Através dessa iniciativa, os museus têm como objetivo promover o bem-estar e o desenvolvimento sustentável das comunidades, fortalecendo identidades e a participação cidadã.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *