27 de abril de 2024 - 00:55

Fertel tem finalistas nas categorias Radio e Telejornalismo em prêmio da Águas Guariroba

Dois jornalistas que compõe o grupo de trabalho da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de MS (Fertel) estão entre os finalistas do 8º Prêmio de Jornalismo Ambiental da Águas Guariroba. Helton Davis e Lu Bigaton vão concorrer nas categorias Radiojornalismo, com a reportagem ‘Esgoto não é lixeira! Campanha alerta para o correto uso da rede coletora’, divulgada na Educativa FM 104 ; e Telejornalismo, com reportagem que alerta sobre os problemas causados pela ausência de saneamento básico, principalmente na saúde das crianças, divulgada no Jornal da TVE.

A lista dos finalistas foi divulgada no final da tarde desta quinta-feira (30). Os vencedores em 1º, 2º e 3º lugares, das cinco categorias, serão conhecidos em evento realizado no dia 7 de dezembro, às 20h, no Yotedy.

Helton Davis recebendo a notícia da final

Helton, que também é editor do Portal da Educativa, destacou que é a primeira vez que se inscreve no prêmio e ficou gratificado em ver seu trabalho reconhecido com a indicação. “Estou muito honrado por minha reportagem ter sido escolhida, já que é a primeira vez que me inscrevo no Prêmio Águas Guariroba de Jornalismo Ambiental, além de ser minha primeira vez como finalista em um prêmio de jornalismo, Estar entre os finalistas pra mim já é uma vitória, independente da colocação, já que as outras duas reportagens que concorrem na categoria estão muito bem produzidas. Agradeço o editor de áudio da reportagem, Juscelino Burton, o popular “Dj Juju”, o gerente da 104,7 Educativa FM, Anderson Barão, e em especial, ao diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins, por ter me convidado a integrar o time da Fertel como editor do PortalE e repórter especial da Rádio e TVE”, disse.

Lu, por sua vez, destaca sua trajetória em defesa do meio ambiente, que vai além das reportagens. “Eu sempre gosto de participar dos concursos. Eu tenho um trabalho de teatro já há 30 anos, falando sobre meio ambiente, e esse ano eu comemoro 30 anos de carreira em jornalismo né. Então eu estou super feliz de estar entre os finalistas né, e juntando duas coisas que eu adoro, que é reportagem e meio ambiente. Eu adoro falar sobre esse tema e aceitamos o desafio. E é aquela coisa né, produzir uma grande reportagem, no dia a dia de uma tevê, sem muito tempo, sem muita estrutura. Então foi um trabalho de equipe e falamos sobre a importância do tratamento do esgoto para os rios, para o meio ambiente e principalmente para a saúde das pessoas”, reforça.

Lu Bigaton em reportagem finalista

O diretor-presidente da Fertel, jornalista Bosco Martins também parabenizou a dupla pelos trabalhos realizados. “Nós, como família Fertel, procuramos sempre contribuir para o desenvolvimento um do outro e ver dois dos meus jornalistas entre os finalistas de um prêmio tão importante é simplesmente gratificante. Além é claro da necessidade, cada vez mais urgente e real de se falar sobre meio ambiente. Estamos vendo diariamente os municípios lutando para melhorar as estruturas de seus aterros sanitários, sempre visando impactar o menos o meio ambiente, ou ainda nossos destinos turísticos que valorizam e exaltam a nossa natureza. Então o tema é muito relevante e merece mesmo o destaque que está recebendo”, afirmou Martins.

Confira o trabalho de Helton e Lu:

WhatsApp Audio 2017-12-01 at 16.07.23

Veja a lista completa dos finalistas:

Jornal Impresso: Bruno Arce (O Estado MS), com a matéria “Reutilizar Água é a Palavra de ordem”; Lucia Morel (Correio do Estado), autora de “Córregos Monitorados”; Tainá Jara (Correio do Estado), que escreveu “Lixões nos córregos”.

Fotojornalismo: André Bittar (Campo Grande News), com “Lixão na rede de esgoto, uma pedra no caminho do saneamento da Capital”; Luciano Muta (Diário Digital), com “Dentro de casa, sistema capta 7,5 mil litros de água da chuva”; Marcelo Victor Barbosa (O Estado MS), com “Estar no topo do ranking”.

Radiojornalismo: Diego Silva e Elci Holsback (Rádio Blink 102), com “Água Boa: Do poço ao Saneamento”; Helton Davis (Rádio Educativa), com “Esgoto não é lixeira! Campanha alerta para o correto uso da rede coletora”; Thalita Vieira (Atalaia FM) “Na contramão da escassez de água, construção civil sustentável inova com projetos ecologicamente corretos”.

Telejornalismo: Ellen Genaro (TV Record), com a reportagem “MS 40 anos: Desenvolvimento e Preservação do Aquífero Guarani”; Lucilene Bigatão (TV Educativa), com “Esgoto é Saúde”; Maureen Mattiello (TV Morena), com “Perdas de água”.

Webjornalismo: Anderson Viegas (G1 MS), com “Apesar da abundância, cresce preocupação com preservação de fontes e uso racional da água em Campo Grande”; Aliny Mary (Midiamax), com “Água que você consome”; Cleber Gellio (Midiamax), com “Pelas mãos dos homens, jovem é morta e idosa vive com deficiência após agressões”.

Além do troféu, cada ganhador receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 7 mil para a primeira colocação; para os que obtiverem a segunda maior pontuação em cada categoria, a premiação será de R$ 3 mil, e para a terceira colocação, a premiação será de R$ 2 mil.