26 de abril de 2024 - 18:44

Feira Literária de Bonito atrai estudantes da rede pública da região

O segundo dia da Feira Literária de Bonito atraiu cerca de 800 alunos das escolas públicas de Bonito e cidades próximas, que se dividiram nos seis espaços permanentes, com uma programação voltada para a infância. Além de cinema, teatro, vários stands trazem muitas novidades na literatura infantil. Na quinta também foi a vez da literatura de cordel, com a apresentação do cantor sertanejo. A segunda edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Fundação de Cultura e Rádio e TV Educativa (RTVE), e Prefeitura Municipal de Bonito. A mostra vai até esse sábado.

Nessa sexta-feira a programação prevê apresentação do espetáculo teatral “Autobiografia Autorizada”, com o ator Paulo Betti. A programação dos espaços será diversificada. No espaço Sururu: Oficina de criação “A Força do Poema”, com Angélica Freitas; Workshop “Livros à Mesa, Literatura Gastronômica, com Dedê Cesco e Elis Regina.

No Espaço Maria Bolacha: palestra “Catando Piolhos-Contando histórias”, com Daniel Munduruku; workshop “Literatura, Indústria Criativa e o Turismo”, com Marcelo Safadi/Regina Correa-ABH; e, mesa de discussão “Cinema e Literatura”, com Luis Fernando Imediato, Cândido Alberto e Nilson Rodrigues. Já o espaço Sarobá traz conversa com a escritora “Linhas Reais, Trópicos Imaginários, com Raquel Naveira; palestra “Eu me chamo Antônio-uma experiência literária na rede”, com Pedro Gabriel ; e, Dedo de Prosa com Lucilene Machado, Raphael Lugo Sanches, Henrique Pimenta, Jander Baltazar Rodrigues e Alda Nilma de Miranda.

flib3
Espaço para o público infantil é uma das atrações da FLIB 2016

No sábado, o show musical fica por conta de Tetê Espíndola. No espaço Maria Bolacha haverá a palestra “Literatura e Direitos Humanos”, com Paulo Thadeu Gomes da Silva. No Espaço Sururu: conversa com o escritor “O Eu e o Outro- escrever biografia”, com Júlio Maria; e a oficina de leitura infantil, com Karina Vicelli e Renata Damus. No Espaço Sarobá: Palavra aberta, com Paulo Betti; palestra Lobivar Matos;Poeta de todos os povos”, com Susylene Dias e Fernanda Matos; e, o Dedo de Prosa com Luciano Serafim , Henrique de Medeiros, Elias Borges de Campos, Carmem Lúcia Dias Andrade, Luiz Alfredo Magalhães e Paulo Thadeu Gomes.

flib
Público interage com personagem literário

No mesmo dia, haverá ainda Cururueiros-Oficina de dança de Corumbá, roda de sarobá com Jucy Ibanez, Gideão Dias e Marluci Brasil; performance com Salim Haskan e Cia Maria Mole.Quem quiser saber mais sobre a obra e vida de Lobivar poderá participar da palestra “Lobivar Matos: O Poeta de Todos os Povos”, ministrada pela professora Susylene Dias da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pela neta do escritor, Fernanda Matos. A palestra acontecerá nesse sábado às 18:30, no Espaço Sarobá.

(Texto: Rose Rodrigues-RTVE ; Fotos: Graça Mougenot e Elis Regina)