4 de maio de 2024 - 21:39

Experiência de MS no Mediotec é compartilhada em encontro de avaliação em Brasília

O Ministério da Educação (MEC) realiza em Brasília, nesta quarta e quinta-feira (21 e 22.2), o Encontro de Avaliação do Mediotec, ação do Pronatec que visa à oferta de cursos técnicos simultâneos ao ensino médio para estudantes regularmente matriculados nas redes públicas de educação. O evento reúne aproximadamente 100 pessoas – todas da rede pública de ensino de todo o País, para avaliar o primeiro ano de implementação da política.

De acordo com o coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação, Davi Oliveira dos Santos, todas as instituições ofertantes do Mediotec foram solicitadas a enviar um relato de experiência exitosa acerca da operacionalização do Programa e Mato Grosso do Sul foi uma das cinco selecionadas, entre mais de cem experiências enviadas. “Vamos apresentar o GT Pronatec, um grupo de trabalho constituído para garantir a operacionalização do Programa na Rede Estadual de Ensino”, explicou.

A secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento, explica que o encontro vai discutir justamente alguns indicativos, como acompanhamento de evasão escolar, para saber onde estão as dificuldades em manter os estudantes em sala, por exemplo. Inclusive, o que o MEC pode fazer para ajudar a sanar essas questões.

“Temos a perspectiva de novas vagas para o segundo semestre de 2018. É importante já podermos pensar em como melhorar os cursos para as turmas que vão começar”, ressalta. “É um momento de interlocução entre demandantes e ofertantes, importante até para que os demandantes entendam os processos de quem está na ponta ofertando os cursos”.

O encontro vai debater as oportunidades de aprendizagem que o programa levou aos estudantes e como ele pode ser melhorado para influenciar ainda mais a vida das pessoas. Para subsidiar as discussões, será apresentado o panorama do programa, com os resultados obtidos neste primeiro semestre de implementação.

A abertura do evento terá uma mesa para discutir as oportunidades do programa geradas pela oferta da educação profissional para os jovens, com a participação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), um estudante do Mediotec e integrantes da própria Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Setec), responsável pela organização do encontro.

Atividades

Para debater os temas propostos no encontro serão realizadas dinâmicas de avaliação com temas definidos a partir do documento norteador do Mediotec: formas de divulgação dos cursos para facilitar o processo de escolha e definição pelos alunos e evitar a evasão devido a uma escolha pouco embasada; a seleção do público, que deve considerar características socioeconômicas, como maior vulnerabilidade econômica e social, e psicológicas, como atividades de interesse; além do acompanhamento psicossocial e pedagógico; processo de pactuação; acompanhamento de evasão e da oferta.

Os participantes vão avaliar os pontos positivos e sugestões de mudança apresentados durante as dinâmicas de avaliação, bem como o próprio sistema de monitoramento do programa.

Além disso, cinco experiências exitosas serão apresentadas pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (SP), Fundação Universidade Estadual do Ceará (CE), Instituto Dom Moacyr (AC), Instituto Federal de Rondônia, Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul.

Emília Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)

FONTE: Portal do MS